Criado em 2019 logo após depois da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, o “Festival de arte e cultura de Casa Branca” chega à segunda edição neste domingo (20/06), com atividades on-line. A proposta é contribuir para a restauração econômica e social da comunidade.
A curadoria ficou a cargo da artista de dança Dudude Herrmann, do designer Fred Paulino, mentor do projeto Gambiologia, e de Thaís Mol, especializada em moda e cinema, gestora do Ateliê Confio.
RESTAURAÇÃO
Dudude Herrmann diz que o festival tem a missão de “reparação e restauração do ser, da qualidade de vida e de trazer alegria por meio da arte e da sensibilidade”. Preocupada, a artista aponta “irresponsabilidades minerárias que todos nós de Minas Gerais presenciamos, com a água desaparecendo e a mineração insana sumindo com as nossas montanhas”.
Diante desse quadro, Dudude, Thaís Mol e Fred Paulino decidiram agir. “Não tínhamos dinheiro, mas o negócio foi acontecendo devagarzinho. Convidei vários artistas amigos. Todos concordaram em ajudar e realmente vieram para a primeira edição do festival. Como deu certo, vimos a necessidade de continuar realizando outras edições.”
Leia Mais
Novo livro de Laurentino Gomes acentua traço mineiro da escravidãoGuinga revela seu lado letrista em todas as faixas do disco 'Zaboio'Vozes do Interior reúne artistas contemporâneos do Sul de MinasDesta vez, os recursos vieram da Lei Aldir Blanc. Entre as atrações, Dudude cita a live com seis horas de duração que irá ao ar pelo YouTube e redes sociais no próximo domingo (27/06). “Inicialmente, pensamos em convidar as pessoas que participaram da edição de 2019. Infelizmente, não foi possível por causa da pandemia. Então, convidamos o que seria possível para nós”, explica.
Um corredor de faixas, com trechos de poemas, dará as boas-vindas aos visitantes. Durante uma semana, a agenda terá instalações, programação de rádio, shows e teatro, com apresentações ao vivo transmitidas pelas redes sociais.
A artista plástica Brígida Campbell criou a instalação “O movimento sutil das coisas”, escultura cinética instalada na praça do Jardim Casa Branca. Fred Paulino e o Coletivo Birulei prepararam a obra digital “A árvore dos sonhos” usando como suporte o tronco da paineira que é o símbolo do festival.
O Confio Ateliê Criativo, projeto que atende mulheres e adolescentes atingidas pela tragédia, criou instalação em crochê no principal ponto de ônibus de Casa Branca. O diretor de teatro Adyr Assumpção ocupará o canal do festival no YouTube, apresentando diariamente, a partir das 6h, o programa “Rádio Guará – A voz de Brumadinho”.
Dudude destaca a necessidade de mobilização para proteger a natureza. “Estamos abismados com o que está acontecendo com a Serra do Curral, o nosso cartão-postal. É preciso colocar um freio nisso. Criamos o parlatório de fala livre, no qual as pessoas que trabalham e cuidam de preservação e conservação desses locais possam dar depoimentos”, diz.
Os protocolos sanitários para combater a COVID-19 serão respeitados. “Isso é um fator fundamental para continuarmos tecendo futuros. Vamos fazer algumas interferências não presenciais em Casa Branca. Deixaremos de presente o trabalho da Brígida, que ela vai pendurar em determinado local, além de outras surpresas.”
CRIANÇAS
A contadora de histórias Beatriz Myrrha gravou textos que serão apresentados por meio do alto-falante de um carro de som. “Ele circulará para que a criançada possa escutar. Teremos música, teatro, palhaçaria, rádio, instalações e parlatório, diversas atrações interessantes”, reforça a curadora Dudude Herrmann.
Participarão do festival Maurício Tizumba, Danusa Menezes, Frederico Herrmann, Regina Souza, Patrícia Lobato & Renato Motha, Thais & Thainara, Vitor Santana, Grupo Trampulim, Palhaço Popó, Izabel Stewart, Tarcísio Homem, Clara Valente, Brisa Marques, Julia Panadés, Luciana Tanure e Odilon Esteves, entre outros artistas.
2º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE CASA BRANCA
Neste domingo, (20/06), instalações de Brígida Campbell, em Casa Branca; Ateliê Confio, na Praça São Sebastião; intervenção digital de Fred Paulino e Coletivo Birulei na Praça São Sebastião. De segunda (21/06) a sexta (25/06), às 6h, programação da Rádio Guará – A voz de Brumadinho, com transmissão pelo YouTube (https://casabrancafest.com.br). Domingo (27/06) às 11h, live de seis horas consecutivas ao vivo no canal do evento no YouTube.