A 26ª edição do Festival de Inverno de Congonhas será realizada entre os dias 15 e 29 de agosto deste ano. Em formato virtual, o evento tem em sua programação diversas atrações artístico-culturais, incluindo shows, espetáculos de teatro e dança, além de oficinas formativas.
O prazo se estende até o dia 10 de agosto. Os temas incluem aulas de dança, música, culinária e produção cultural.
As inscrições para a participação nas oficinas são gratuitas e já estão abertas. Realizado pela Prefeitura de Congonhas, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, essa edição homenageia o artista congonhense Gustavo Procópio. O músico, de 29 anos, é uma das vítimas da COVID-19.
A programação conta, ainda, com mais de 35 shows, um documentário sobre a vida do homenageado Gustavo Procópio, oito espetáculos teatrais, quatro de dança, três bate-papos com grandes artistas e 12 oficinas.
Nos bastidores do Festival
Nomes importantes da cultura brasileira já confirmaram presença no festival. As aulas de dança, por exemplo, serão proporcionadas pela coreógrafa da cantora Anitta, Arielle Macedo e por Cláudia Mota, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Já as oficinas de música ficaram nas mãos do cantor, multi-instrumentista e produtor cultural César Santos.
“Nosso festival é norteado pensando em agradar a adultos, jovens e crianças”, conta João Sabará, curador do festival. Ele ressalta que o objetivo do evento é apresentar ao público o rico elenco de artistas e intelectuais da cidade de Congonhas, além de trazer grupos de reconhecimento nacional e mundial.
Para o curador, o formato online é uma oportunidade de aumentar a participação da população na programação.