(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"O verão tardio", de Luiz Ruffato, é indicado pelo The New York Times

Livro do escritor mineiro entra na shorlist de quatro romances estrangeiros recomendados pelo jornal para leitura neste verão do Hemisfério Norte


11/08/2021 04:00 - atualizado 10/08/2021 23:29

(foto: Filipe Ruffato / Divulgação)

O verão tardio”, de Luiz Ruffato, foi incluído pelo jornal The New York Times na shortlist de quatro romances estrangeiros indicados pelo jornal para leitura neste verão do Hemisfério Norte. “The eternal audience of one” (Rémy Ngamije), “Last summer in the city” (Gianfranco Calligarich) e “Waiting for the waters to rise” (Maryse Condé) foram os outros três livros recomendados. O escritor mineiro narra a história de Oséias e suas tentativas de reatar os fios do passado, às bordas de um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento.

>>>

Em seu sexto romance, Ruffato retrata Oséias, um homem abandonado pela mulher e o filho que decide regressar à cidade natal, Cataguases, no interior de Minas, depois de mais de 20 anos ausente após a morte da mãe. Durante dias, o protagonista faz suas andanças pela cidade como “um fantasma assustado, esbarrando em corpos que se movem inquietamente pelo passado”, tudo isso à sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia. “O verão tardio” propõe ainda uma reflexão sobre a sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)