O documentário “Luz acesa” estreia no Globoplay nesta quarta-feira (8/09), após passar pela Mostra de Cinema de São Paulo e pelo Festival do Rio. Também hoje, o diretor Guilherme Coelho inicia uma série de lives no perfil da Matizar Filmes (@MatizarFilmes) sobre o alcoolismo, tema do projeto. O primeiro convidado, às 21h, é o neurocientista Sidarta Ribeiro, que vai falar sobre o uso problemático de álcool e drogas e como a neurociência pode contribuir para ajudar os dependentes. Durante a pesquisa para o roteiro de seu novo longa de ficção, Guilherme frequentou reuniões de um grupo de ajuda para uso problemático de álcool e drogas no Rio de Janeiro. O ambiente de superação, compaixão, empatia e acolhimento se revelou experiência transformadora e originou “Luz acesa”, que marca o retorno do cineasta ao gênero que o consagrou em seu filme de estreia, “Fala tu” (2003), selecionado para o Festival de Berlim.
***
No documentário de Guilherme, cinco personagens do Rio de Janeiro traçam um panorama sobre o uso abusivo de substâncias e de bebidas alcoólicas. “Eles são heroicos, vencendo desafios enormes. Nosso filme tenta trazer matizes do difícil processo de recuperação de drogas e álcool”, afirma o diretor. Os personagens são o artista visual Rogério Costa, Ricardo Panzer, há mais de duas décadas sóbrio, José Ricardo, empreendedor nascido no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, o aposentado Zé Henrique Albuquerque e Fernanda Brandão, atleta e única mulher que aceitou romper o anonimato e participar do documentário. “A presença da Fernanda traz essa discussão sobre as mulheres em recuperação. Nas reuniões, elas são praticamente metade dos grupos, mas o machismo estrutural criou um tabu para a mulher poder falar sobre uso abusivo”, diz o cineasta.
“SEX EDUCATION”
TRAILER DIVULGADO
A espera acabou! A Netflix divulgou na terça-feira (7/09) o trailer da terceira temporada de “Sex education”. “Falta só uma semana para ver se a Maeve descobriu que o Otis mandou aquela mensagem”, publicou o perfil oficial do serviço de streaming no Twitter. O seriado volta com oito episódios após o hiato de 20 meses devido à pandemia. Nesta temporada, Otis (Asa Butterfield) está fazendo sexo casual, Eric (Ncuti Gatwa) e Adam (Connor Swindells) assumem o relacionamento de forma oficial, e Jean (Gillian Anderson) tem um bebê a caminho. O novo elenco inclui Jason Isaacs, como Peter Groff, o irmão mais velho de Michael Groff (Alistair Petrie); Dua Saleh, que faz Cal, estudante não binário; e Indra Ové como Anna, mãe adotiva da meia-irmã de Maeve. A Netflix disponibilizará os novos episódios a partir de 17 setembro.
“OS RONI”
NOVA TEMPORADA
Protagonizada por Clayson (Whindersson Nunes) e Vadinho (Tirullipa), a quarta temporada de “Os Roni” está de volta nesta quarta-feira (8/09), partir das 22h, no Multishow. Seguem no elenco Falcão, Gessica Kayanne (Gkay), Ilva Niño, Karla Karenina, Oscar Magrini, Rafael Cunha, Raphael Viana e Titina Medeiros. Serão 20 episódios exibidos às segundas, quartas, quintas e sextas. Nessa temporada, Mario Alberto retorna da China; Clayson e Jennyfer finalmente se casam; Braguinha se aposenta e vende a casa de Itaquera; Çãozinha fica pobre; e Vadinho ganha no jogo do bicho e investe em um carro. Já Dona Santinha tira um tempo para visitar a família no Nordeste, mas telefona todos os dias para se manter informada sobre a vida dos netos e dar conselhos de avó coruja.
MARIA GADÚ
SHOW ON-LINE
Maria Gadú, em seu retorno virtual aos palcos nesta quarta-feira (8/09), às 19h, abre o Circuito Sesc de Artes com show que dá nova roupagem a seu repertório. Munida de sua voz e de sua guitarra, a cantora divide a cena com Felipe Roseno, responsável pela bateria e percussão, além das programações e beats eletrônicos. A noite terá a participação de Nina Oliveira – cantora, compositora e poeta de Guarulhos (SP).
“RIVERDALE”
EPISÓDIO INÉDITO
A Warner exibirá mais um episódio da quinta temporada de “Riverdale”, às 22h30, nesta quarta-feira (8/09). Toni, Alice, Archie e Kevin lutam para manter a Riverdale High School aberta, depois do corte de orçamento. Enquanto isso, Veronica descobre que Chad a segue e Jughead começa em novo emprego quando os cobradores de dívidas aparecem.
PARA MARATONAR
ANTES DE “DR. DEATH”
Para entrar no clima da (aguardada) estreia de “Dr. Death”, em 12 de setembro, a Starplay selecionou três produções inspiradas em chocantes crimes reais para maratonar. Todas contam histórias assustadoras. A seleção começa com
“The act”. Nessa minissérie vencedora do Emmy e do Globo de Ouro, a mãe amorosa Dee Dee Blanchard (Patricia Arquette) e sua doce filha Gypsy (Joey King) chegam a uma nova cidade, onde Gypsy se sente solitária devido a problemas de saúde e ansiosa para fazer amigos. Dee e Gypsy têm segredos para esconder. A trama se inspira em uma tragédia ocorrida em Springfield, Missouri.
***
Já “Confronting a serial killer” conta a história da relação entre a autora e jornalista Jillian Lauren e o serial killer Sam Little. “Seduced: Inside The NXIVM” narra a jornada extraordinária e angustiante de India Oxenberg – filha de uma atriz de Hollywood e descendente da realeza europeia – que foi seduzida pela seita moderna de escravos sexuais NXIVM, com a qual passou sete anos.