Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado na próxima sexta-feira (11/9), o município de Augusto de Lima, no Norte de Minas, receberá uma extensa programação cultural. Promovida pelo Cerrado Mapping Festival, o evento está marcado para os dias 10, 11 e 12 de setembro.
O cerrado, segundo maior bioma em extensão no Brasil e um dos ecossistemas mais ameaçados de todo o planeta, é tema do festival desde sua primeira edição, em agosto de 2020. A edição, em decorrência da pandemia da COVID-19 foi realizada com transmissão streaming e teve mais de 20 mil acessos no ambiente virtual.
Nesta programação, a organização propõe a criação de narrativas que dialogam com o patrimônio cultural e natural do cerrado mineiro. O festival realizará ações de “Lighting Nature” com interferências temporárias no canyon da cachoeira da Vila de Santa Bárbara e projeções de laser sobre pedras e lajedos. O registro em longa exposição da luz laser formará imagens que dizem sobre a preservação da natureza.
O rio ao lado da usina de energia também receberá a interferência de luz laser. O local foi escolhido pois a Vila de Santa Bárbara possui geração de energia própria e é abastecida por água das nascentes locais da Serra do Espinhaço.
O projeto 'Lighting Nature' é do coletivo Darklight Studio e visa investigar as possibilidades narrativas do audiovisual em diálogo com outras disciplinas, como a biologia, geologia e ecologia.
Outra ação que já instiga o público do festival é a mostra de cinema. A ação é resultado de uma parceria com o projeto "Mostra Noite de Cinema" que fará duas exibições de filmes com uma estrutura de tela inflável, ao ar livre e de forma gratuita.
As sessões, destinadas a moradores da Vila de Santa Bárbara, turistas e visitantes hospedados nos hotéis do lugar, contarão com um amplo acervo de filmes brasileiros.
Segundo a organização, a expectativa é que, em fevereiro de 2022, o festival possa retornar ao seu formato original com projeções mapeadas nas ruínas da Fábrica Têxtil de Santa Bárbara.
Segundo a organização, a expectativa é que, em fevereiro de 2022, o festival possa retornar ao seu formato original com projeções mapeadas nas ruínas da Fábrica Têxtil de Santa Bárbara.
O Cerrado Mapping Festival foi o primeiro festival de vídeo mapping de Minas Gerais. O evento é realizado pela organização Oficina de Imagens - Comunicação e Educação - em parceria com o Coletivo Telenoika/ES e o Darklight Studio, que há 15 anos realiza o Festival Visual Brasil em Barcelona. Desde 2016, essas organizações criaram um intercâmbio cultural com o objetivo de fomentar experiências estéticas que aliam videomapping, memória e educação patrimonial.
Confira a programação
10/09 - Sexta-feira
- 19h às 20h30 - "Mostra Noite de Cinema" Local: Bar do Sapinho ao lado do campo de futebol Exibição de filmes de curta-metragem, um dos filmes será: Filme "Moleque" - 20min. - Direção: Marcos Pena/MG
11/09 Sábado
- 19h às 20h30 - "Mostra Noite de Cinema" Local: Gramado em frente ao "Coliseu" ( ruína da fábrica têxtil do séc.XIX) Exibição de filmes de curta metragem, um dos filmes será: Melhor Som do Mundo - ficção - 13m - Direção: Pedro Paulo de Andrade/SP
- 19h às 21h - "Lighting Nature" por Darklight Studio Local: Canyon do rio ao lado da Usina de energia (evento restrito para registro audiovisual e publicação nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)
12/09 - Domingo
- 19h às 20h30 - "Lighting Nature" por Darklight Studio Local: Lajedo da Cachoeira (evento restrito para registro audiovisual e publicação nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)