Com oito produções inéditas – sete longas e uma série infantil –, tem início nesta quinta-feira (16/09) a segunda edição do Festival de Cinema Russo . A seleção será exibida gratuitamente até 10 de outubro na plataforma de streaming Supo Mungam Plus, em parceria com a SPCine Play .
O drama predomina. Há dois deles dedicados ao esporte – o documentário “Luta”, sobre um time de jogadores cegos, e “Na ponta”, história baseada em fatos, sobre a
rivalidade
entre duas esgrimistas.
Também com narrativa inspirada na vida real, “Doutora Liza” traz como personagem-título uma
ativista
social russa.
O policial “Masha” mostra a Rússia nos turbulentos anos 1990, enquanto o drama de época “A história de um compromisso” tem como personagem o escritor Liev Tolstói.
A seleção também inclui duas comédias dramáticas: “Os parentes” e “Sheena 667”, essa última sobre as consequências da relação virtual na vida de um casal.
Exibida na TV Cultura, a série infantil de animação “Kid-E-Cats” terá episódios inéditos na programação do festival. Todos os filmes são legendados – a exceção é o título para crianças, que será exibido com dublagem.
FESTIVAL DE CINEMA RUSSO
Até 10 de outubro, na plataforma Supo Mungam Plus (
supomungamplus.com.br
). Gratuito
OS FILMES
“Doutora Liza” (2020)
De Oksana Karas. O drama acompanha um dia na vida de Elizaveta Glinka, que está à frente do grupo de caridade Ajuda Justa. Enquanto auxilia as pessoas e planeja uma festa em família, ela é vigiada pela polícia.
“A história de uma nomeação” (2018)
De Avdotia Smirnova. Drama baseado em fatos reais, tem o escritor Liev Tolstói como um dos personagens. Ele tenta ajudar um tenente que enfrenta o tribunal militar.
“Kid-E-Cats” (2016)
Cinco episódios da série de animação sobre três gatos irmãos.
“Luta” (2019)
De Maksim Arbugaev. Documentário sobre a seleção russa paralímpica de futebol integrada por cegos, que está se preparando para o Campeonato Europeu.
“Masha” (2020)
De Anastasiya Palchikova. Drama acompanha a trajetória de Masha. Nos anos 1990, ela cresceu nas ruas de uma cidade russa provinciana. Mais tarde, tenta se tornar cantora e se muda para Moscou.
“Na ponta” (2020)
De Eduard Bordukov. Duas jovens esgrimistas se tornam rivais.
“Parentes” (2021)
De Ilya Aksyonov. Família se vê obrigada a acompanhar o pai tirano, que decide concorrer em festival de música e tem de viajar por toda a Rússia.
“Sheena 667” (2019)
De Grigoriy Dobrygin. A vida de um casal muda completamente com a chegada da internet.