A nova e a novíssima
gerações
da música brasileira ganham mais um espaço de divulgação de seus trabalhos com o
Sessões Stereo Lab
, que se propõe a fazer um recorte da criatividade e da
experimentação
presentes na cena musical contemporânea.
Realizado pelo
Laboratório 96
– espaço cultural criado em Uberaba em 2016 pelas produtoras culturais Bruna Buzollo e Letícia Rezende – o projeto vai lançar em seu canal no YouTube vídeos de apresentações de 10
artistas
selecionados, a partir desta terça-feira (21/09).
A programação se completa com Letrux, Ava Rocha, Tuyo, Surra de Rima (projeto de Jéssica Caitano e Chico Correa) e, representando o frescor da produção mineira, Dilly, Isabela Morais, Renato Enoch e Day-N, nomes que estão despontando agora e que, em alguns casos, não têm sequer álbuns lançados.
MODELOS
Letícia Rezende diz que uma das premissas do Sessões Stereo Lab é explorar formatos diversos, de forma a se distinguir tanto na questão estética quanto de curadoria. “Com certeza, o mais marcante foi ver os artistas se organizarem em formatos reduzidos, propondo novos modelos de apresentação, recriando seus shows e entregando vídeos com conteúdos inéditos”, diz.
A curadora aponta a importância de se ter elementos que garantam originalidade em meio à profusão de apresentações on-line característica destes tempos de pandemia.
Luiza Lian explora projeções especiais para ambientar suas músicas em um não lugar digital; Ava Rocha dispensa roteiros e quebra convenções em uma performance improvisada que prescinde de roteiro; a Tuyo transforma o cantinho das plantas no quintal de casa em palco; Jessica Caitano cria uma ambientação cyberpunk para sua mistura de repente, rap e eletrônica.
“Cada show se transforma em uma imersão no universo particular de cada artista”, afirma Letícia Rezende. A produção audiovisual das apresentações é dividida entre as produtoras Quasque e a Quente.
O Sessões Stereo Lab foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, ao lado de artistas como Luiza Brina, Pássaro Vivo, aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça, por exemplo. No estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.
DOIS A DOIS
Confira o cronograma de lançamentos
Hoje (21/09)
» Luiza Lian
» Gabriela Viegas
28 de setembro
» Tuyo
» Renato Enoch
5 de outubro
» Ava Rocha
» Isabela Morais
12 de outubro
» Surra de Rima
» Dilly
19 de outubro
» Letrux
» Day-N
Os shows estarão disponíveis no canal
youtube.com/laboratorio96