A exposição Arte do Barro, Arte na Vida, apresenta a riqueza e a singularidade das obras feitas em cerâmica do Vale do Jequitinhonha. A mostra ficará em cartaz até 31 de outubro, na Galeria Pedro Moraleida do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Ao total, serão expostas 55 peças de quatro ceramistas de Caraí.
Leia Mais
Iepha-MG comemora 50 anos de história com atividades até setembro de 2022São Sebastião do Paraíso reabre museu e bibliotecaShow de Sandra de Sá no Palácio das Artes é adiadoCerâmica faz história em Minas e ganha reconhecimento no Brasil Carolina Pontes expõe cerâmicas na dotArt a partir desta quinta (21/10)'Discípulo de Mestre Ataíde', Carlos Vergara abre individual em BHFestival Literário na terra de Drummond leva cultura até 31 de outubro
O projeto é realizado pelo realizada pelo Centro de Artesanato Mineiro (Ceart) e pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Cultura e Turismo (Secult), via Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio master da Cemig, com curadoria do arquiteto restaurador e colecionador, Alexandre Mascarenhas.
Ceramistas
Margarida Ferreira Silva e Zé Maria Alves da Silva trabalham com cerâmica desde criança. Eles contam que criavam os próprios brinquedos em pequenas dimensões e foram incentivados pelo pai a produzir peças peculiares (figuras e criaturas antropozoomorfas). Suas obras são caracterizadas por grandes proporções, criatividade iconográfica e impacto visual.
Já Rosana Pereira, cria peças com pequenas medidas, quase miniaturas, quando comparadas com obras de sua mãe, tio e avô.
Geraldo Batista, produz obras com peças utilitárias e brinquedos, com tons suaves da pigmentação do mineral. Ele está diretamente ligado ao trabalho de sua mãe Joana Gomes dos Santos e ao de suas irmãs.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria