Influenciador digital é um termo cada vez mais em alta. O que começou para alguns apenas como um hobby nas redes sociais, hoje se tornou trabalho em tempo integral. E, para quem está começando, virar referência não é tarefa fácil. Conversamos com os mineiros mais populares no TikTok e no Instagram para pegar dicas para iniciantes, falar sobre tendências e como lidar com o sucesso.
Enaldinho, Pequena Lo, Isaías Silva, Thiago Tizzy e Gustavo Tubarão têm, juntos, mais de 30 milhões de seguidores só no TikTok e viraram referência entre os influenciadores mineiros nas redes sociais. Então, anote aí as sugestões deles sobre como iniciar a carreira de digital influencer.
Pequena Lo
Pequena Lo viralizou pela primeira vez com o vídeo sobre o filme High School Musical
(foto: Arquivo pessoal)Com seus seis anos de experiência produzindo vídeos para as redes sociais, Lorrane acredita que a paciência seja determinante para um criador de conteúdo, uma vez que demora algum tempo até as pessoas descobrirem seu trabalho. Ligado a isso, também está a frequência e dedicação que, segundo ela, é essencial para que quem esteja consumindo o conteúdo perceba seu talento e compartilhe com mais pessoas.
“Quando eu vou gravar, anoto umas palavras. Aí, já sei como vai ser o vídeo, mas o roteiro mesmo não costumo fazer. É bem corrido. Eu começo de manhã e teve dias que eu parei de trabalhar às duas da manhã”, comenta. Entre os milhares de vídeos que já produziu, ela considera este abaixo um de seus favoritos.
Isaías Silva
Isaías viu no TikTok a oportunidade de investir em sua carreira de ator
(foto: Rudi Silva/Divulgação)No início de sua trajetória, não gostava muito de seus vídeos, mas acreditava que com a prática iria se aperfeiçoando e hoje em dia considera a decisão acertada. Portanto, não se deve deixar de postar de forma alguma, assim, os erros servirão de aprendizado.
O mineiro de Sete Lagoas conta que tem o sonho ou, como prefere falar, o objetivo de se tornar ator e considera esse sucesso nas redes sociais uma porta que se abriu para sua carreira. “Eu pensei: ‘Tô’ aqui em Sete Lagoas, Minas. Como eu vou para o Projac, para o Rio de Janeiro? Eu vou criar uma audiência e vou ter notoriedade, me acostumar com a arte e a gente vai se adaptando lá na frente. Então, meu objetivo agora é ser ator, fazer séries e filmes”, comenta.
Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais a identidade de seu trabalho é a criação de personagens que ele interpreta e fazem aparições constantes nos vídeos, como a Rayane. Ela é protagonista dos vídeos favoritos de Isaías, na série Malokeira, criada por ele para discutir temas importantes na sociedade, como relação tóxica e suicídio. Confira abaixo o primeiro episódio.
Thiago Tizzy
Com vídeos bem humorados, Thiago Tizzy tem mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais
(foto: Arquivo pessoal)Para Tizzy, existem duas principais dicas para conseguir crescer nas redes sociais. A primeira delas é ter ambição: planejar e acreditar de verdade no próprio trabalho. A segunda recomendação envolve não se abalar com haters, normais no início. Segundo ele, esse processo de descrédito, seja por comentários nos vídeos, seja por falta de apoio da família e amigos, é comum a todos que já começaram algum dia. Mas, segundo Tizzy, se a primeira dica for seguida, não se importar com isso ficará mais fácil.
Um dos vídeos mais famosos de Tizzy é a sequência “Quando eu for pai”, na qual ele encena algumas situações que ele imagina ocorrendo com ele quando tiver um filho. Mas o vídeo favorito dele é esse aí:
Enaldinho
Uma febre entre as crianças, Enaldinho conta que começou a fazer vídeos por diversão
(foto: Divulgação)O fenômeno de Belo Horizonte já trabalha com internet desde a época de escola, quando começou a gravar, mas conta que foi depois de muitas tentativas que conseguiu acertar o estilo de seus conteúdos.
“Acredito que erros de gravação e um ‘amadorismo na produção’ aproximam o público dos criadores. Em uma época eu tentei contratar uma equipe de TV para produzir meu canal, dobrei o gasto, contratei diretor, dois câmeras e no primeiro mês dessa tentativa os vídeos ficaram bonitos, mas não estavam dando certo. Não era o que o pessoal queria ver”, comenta.
Essa proximidade entre o criador de conteúdo e o público está, inclusive, entre as dicas dadas por ele para quem queira ser influenciador. A aproximação, mostrando que o produtor de conteúdo é “gente como a gente”, juntamente com uma constância nas postagens que favoreça o algoritmo da plataforma, são o caminho do sucesso, segundo Enaldinho.
Com uma alta frequência de vídeos diários (3 por dia somente no YouTube), ele conta que várias vezes os vídeos menos planejados são os que estouram. Um de seus maiores sucessos no canal, feito segundo o influencer em 30 minutos apenas, comprova isso.
Gustavo Tubarão
Mineiro raiz, Gustavo Tubarão encontrou seu lugar nas redes sociais sendo autêntico
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)“Trabalho com internet desde que eu consegui minha independência financeira. Tinha largado o direito para fazer teatro, que era meu sonho. Aí, a internet deu certo e eu saí do teatro porque não conseguia manter as duas coisas”, explica.
Para quem deseja seguir o mesmo caminho, Tubarão ressalta a importância de ter um diferencial em meio aos outros para se destacar, mas admite que isso pode levar algum tempo. Por isso, dá uma segunda dica: não desistir, pois quanto mais conteúdo, maior a chance de viralizar.
Nascido no Sul de Minas, em Cana Verde, suas origens fazem parte de seu trabalho na internet e de sua identidade. Seu primeiro vídeo a viralizar foi um que fez com a avó. A gravação mostra trechos de conversas com ela, que não deixa barato e dá respostas cortantes para o neto. O combo de sotaque mineiro e avó engraçada foi certeiro para estourar nas redes.
(*)Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves