(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ÚLTIMO ADEUS

Nelson Freire: Boa Esperança chora a morte do filho que a enaltece

Moradores e familiares deixaram flores e faixas em frente a casa que foi do pianista no Sul de Minas; imóvel foi demolido por estar abandonado


03/11/2021 14:21 - atualizado 03/11/2021 14:53

Placa no chão com dizeres 'Aqui nasceu Nelson Freire'
Pianista vai enterrado ao lado dos corpos dos pais em Boa Esperança (foto: Guto Moreira / TV Alterosa)
Flores diante do muro da casa em que Nelson Freire viveu em Boa Esperança
Boa Esperança se despede de Nelson Freire com muitas homenagens (foto: Guto Moreira / TV Alterosa)
Placa no chão com os dizeres: 'Aqui nasceu Nelson Freire'
Pianista vai ser enterrado ao lado dos corpos dos pais em Boa Esperança (foto: Guto Moreira / TV Alterosa)

A quarta-feira (3/11) em  Boa Esperança, no Sul de Minas, começou com muita comoção e homenagem à Nelson Freire. Moradores e familiares deixaram flores em frente a casa que foi do pianista, enquanto esperavam pela chegada do corpo que será enterrado na cidade. O pianista, conhecido mundialmente, morreu nessa segunda-feira (1/11)  após uma queda na residência onde morava no Rio de Janeiro.
 
O terreno onde ficava a casa em que o pianista morou em Boa Esperança ficou tomado por flores e homenagens deixadas por moradores e familiares de Nelson Freire. “Boa Esperança chora a morte do filho que a enaltece”, diz uma das faixas colocadas no local.
 
O local fica bem no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz. A casa foi demolida por estar abandonada. Moradores chegaram a pedir a construção de um museu em homenagem a Nelson Freire.

“Nesse terreno estava a casa onde ele nasceu. O local realmente está abandonado e o dono não mora na cidade. Mas a prefeitura tem um projeto para transformar o local em um centro cultural”, explica a diretora de cultura da cidade, Sandra Mara Santos Pimenta.
 
O primo do pianista, Celso Freire, estava pelo local e relembrou a ultima vez que os dois se encontraram. “Na infância brincamos juntos e morávamos um de frente pro outro. Eu fui em quase todos os shows dele. A última vez que o vi, faz 3 anos, no aniversário dele em Betim, numa fazenda”, lamenta Celso.
 
A diretora de cultura da cidade também falou sobre o legado do pianista em Boa Esperança. “Apesar de ser uma tragédia, como foi a morte dele, ficamos extremamente tristes com esse acontecimento, mas por outro lado, ficamos muito felizes pela família quer trazê-lo pra cá. Afinal é um representante mundial da música erudita. Aqui temos artistas que se inspiraram nele”, ressalta.
 

Funeral

 
Nelson Freire será sepultado no túmulo onde os pais dele estão enterrados, no cemitério municipal de Boa Esperança. O corpo estava previsto para chegar no começo da tarde no aeroporto de Varginha e seguirá para a cidade natal.
 
De acordo com a prefeitura de Boa Esperança, a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar vão recepcionar a chegada do corpo de Nelson Freire na cidade. O Corpo de Bombeiros vai seguir em cortejo até o Clube de Esportes para o velório do pianista.  
 
O Governo de Minas Gerais divulgou uma nota lamentando a morte do pianista. O subsecretário de estado de Cultura, Maurício Canguçu, vai participar do enterro, que está previsto para o fim da tarde.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)