O 8º Festival Internacional Cinema e Transcendência começa nesta quarta-feira (1º/12) e vai até 12 de dezembro. Onze longas inéditos serão exibidos on-line e gratuitamente, entre eles o documentário “Meeting The Beatles in India” (2020), de Paul Saltzman, sobre o período em que Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr passaram no ashram (eremitério hindu) de Maharishi Mahesh Yogi, nas margens do Rio Ganges. O evento faz parte do #CCBBemCasa, projeto virtual do Centro Cultural Banco do Brasil.
Leia Mais
Para fãs, 'Get back' passou a limpo a história da separação dos Beatles'The Beatles: Get back' questiona mitos sobre o fim da bandaFestival Varilux promete o melhor do cinema francês nas salas de BHPaul McCartney deve fazer shows no Brasil em 2023Veja perrengues que Beatles passaram para gravar 'Love me do', há 60 anosENCONTRO
Na quinta (2/12), às 19h, será a vez de “In the fire of dancing stillness” (2020), de Renata Keller, sobre o encontro da cineasta com a mística, filósofa e ativista indiana Vimala Thakar. Na sexta (03/12), no mesmo horário, estreia “Meeting The Beatles in India”, que também será exibido no encerramento do evento.Outros destaques da programação são “Mission joy: Finding happiness in troubled times” (“Encontrando felicidade em tempos conturbados”, 2021), de Louie Psihoyos e Peggy Callahan; “The seeds of Vandana Shiva” (“As sementes de Vandana Shiva”, 2021), de James Becket e Camila Becket; “Agniyogana” (2019), de Emma Balnaves; e “Tenzo” (2019), de Katsuya Tomita.
Os filmes ficarão disponíveis a partir do horário previsto na programação até as 23h59 do mesmo dia.
Este ano, o festival homenageará a cineasta e produtora cultural Tânia Quaresma, que faleceu em julho passado, aos 71 anos, após sofrer parada cardíaca.
Quatro títulos da mineira radicada em Brasília compõem a mostra: o longa-metragem “Nordeste: Cordel, repente, canção” (1975) e os curtas “Mosteiro Zen Pico de Raios” (2005), “Nísia – Mulher à frente de seu tempo” (2010) e “Tokuda” (2018).
Diferentemente dos demais filmes, a produção de Tânia Quaresma ficará disponível ao longo de todo o evento.
Para marcar o início do festival, o grupo Garana Eletroacústica apresenta o show “Dharmachakra” amanhã, às 20h, transmitido pela plataforma do festival e no canal do Banco do Brasil no YouTube.
Wilton Rossi e Zepedro Gollo, do duo Tartamudo, se unem ao curador André Luiz Oliveira para promover “uma experiência multissensorial que convida à reflexão e ao mergulho interior, unindo todos os participantes, músicos e plateia, em uma egrégora conectada”.
Também haverá debates com realizadores. O primeiro, programado para sábado (4/12), às 17h, no YouTube, contará com o cantor baiano Lazzo Matumbi, que falará sobre aquilombamento. No domingo (5/12), Leandro Castello Branco e Patrick Van Lammeren conduzirão conversa sobre yoga no Instagram do festival.
TÂNIA QUARESMA
A agenda de bate-papos on-line prossegue na semana que vem. Em 9 de dezembro, Daniel e Julio Hey conversam sobre processo criativo. No dia 11, André Luiz Oliveira conduz o debate “Tânia Quaresma, muito além de uma cineasta”. No dia 12, o diretor canadense Paul Saltzman revela o processo de produção de “Meeting The Beatles in India”.
Programação
» QUARTA (1º/12)
• Às 20h, show “Dharmachakra”, com Garana Eletroacústica.
• Às 21h, filme “Samadhi road”.
» QUINTA (2/12)
• Às 19h, filme “In the fire of dancing stillness”.
» SEXTA (3/12)
• Às 19h, filme “Meeting The Beatles in India”.
» SÁBADO (4/12)
• Às 17h, “Aquilombamento”, debate com Lazzo Matumbi e convidados.
• Às19h, filme “Mission joy: Finding happiness in troubled times”.
» DOMINGO (5/12)
• Às 15h, “Agniyogana”
• Às 17h, “Yoga, a escolha de um caminho”, bate-papo com Leandro Castello Branco e Patrick Van Lammeren.
• Às 19h, filme “The seeds of Vandana Shiva”.
FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA
Desta quarta-feira (1º/12) a 12 de dezembro. Transmissões por meio da plataforma do festival, do Instagram e do canal do Banco do Brasil no YouTube. Programação completa no site.