Em novembro, Monarco havia sido internado no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, para fazer uma cirurgia no intestino. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do cantor e compositor.
Por meio de suas redes sociais, a Portela lamentou a morte do presidente de honra. "O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, a Velha Guarda Show da Portela, a Galeria da Velha Guarda e toda a diretoria da Majestade do Samba lamentam o falecimento e se solidarizam com os familiares, amigos e fãs", escreveu a escola.
Luto no mundo do samba! Portela lamenta a morte
— Portela (@PortelaNoAr) December 11, 2021
de seu Presidente de Honra, Mestre Monarco
É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. (+) pic.twitter.com/HcnVaKpyOR
Biografia
Monarco era o integrante mais antigo da Velha Guarda da Portela e nasceu em Cavalcante, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com o nome de batismo de Hildemar Diniz. Ainda menino, compôs seus primeiros sambas, quando se mudou para o bairro de origem da escola de Madureira, o Oswaldo Cruz. Aos 17 anos, integrou pela primeira vez o grupo de compositores da azul e branco onde faria história.
Uma história que se estendeu para além da Portela. Monarco se tornou um dos maiores compositores do mundo samba, se tornando marco-símbolo do gênero musical.
Seu primeiro disco foi lançado em 1976 e contou com a participação de Paulo da Portela. Entre algumas das composições mais marcantes de Monarco estão "Glórias do Samba", "O Quitandeiro", "O Lenço", "O Terreiro", "Passado de Glória" e "Homenagem à Velha Guarda".
Ao todo, foram seis albúns gravados pelo sambista, além de participações especiais com personalidades da música, como Marisa Monte Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
HOMENAGENS
Nas redes sociais, famosos e personalidades lamentaram a morte de Monarco. Confira as postagens em homenagem ao sambista:
Perdemos hoje a memória viva do samba, um dos nomes mais importantes e simbólicos da cultura popular. Minha solidariedade à família, aos amigos e à Portela. Salve, seu Monarco, e obrigado por todos os ensinamentos em forma de samba! pic.twitter.com/OsHfqPIJzu
%u2014 Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 11, 2021
Mais uma estrela no céu para brilhar no andar de cima %uD83C%uDF1F Parabéns @mestremonarco !%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F
%u2014 Marcos Valle (@MarcosKValle) December 11, 2021
Muita luz para você %uD83C%uDFB5%uD83E%uDD0D%uD83C%uDFB6!#Monarco#descanseempaz %uD83D%uDE4F pic.twitter.com/1iSctoD6lZ
Mestre MONARCO pic.twitter.com/yQ0eCUi5SA
%u2014 Serginho Groisman (@oserginho) December 11, 2021