Jornal Estado de Minas

LITERATURA

Bárbara Buzatti lança seu primeiro livro, ''A região abissal do mar''

Bárbara Buzatti estreia na literatura com “A região abissal do mar” (Impressões de Minas), que será lançado neste sábado (18/12), em Belo Horizonte. A editora Elza Silveira classifica o livro dela como “ficção autobiográfica”. Cartas são destinadas a Ausente, que parte em uma viagem fantástica pelo oceano e ignora a missivista.





“É uma escrita muito aberta, então ela se mistura um pouco. A linguagem é meio parecida com a do diário, mas tem um destinatário. Não é porque ele não responde que a mensagem deixa de ter um destinatário”, comenta Bárbara.

A narrativa não cronológica é marcada pelas estações do ano. “Elas organizam o tempo de um jeito que não importa se agosto vem antes de setembro. As cartas são datadas em três momentos: um deles, ainda na superfície, é o ano do golpe, 2016, no outono-inverno. Depois temos o bloco de cartas na primavera, escritas em mar aberto. Por fim, há a região abissal do mar”, diz Bárbara.

Nessa viagem, não há verão. “Olha que engraçado... Não pensei nisso, não. A escrita é algo tão fluido que a gente escreve o que é da gente, né? Só depois fui perceber: 'Bárbara, não tem verão'. Acho que é porque estava interessada no mergulho profundo, sem muita luz. Um lugar mais desconhecido, inóspito”, comenta.





O mergulho e o oceano remetem ao “mundo abissal” da psiquê humana. “O livro foi escrito num daqueles momentos da vida em que a gente precisa encontrar saída”, diz Bárbara. A forte presença da primavera, estação do desabrochar, é associada ao luto que antecede a mudança.

“O trabalho de se autoconhecer é muito corajoso. A gente demora muito tempo para chegar naquele ponto de coragem e falar: agora ou eu vou ou não vai dar para sair daqui. Isso porque algumas dores paralisam a gente”, diz Bárbara.

O livro foi escrito nos períodos em que a autora se dividia entre o Rio de Janeiro, perto do mar, e Ouro Preto. Enquanto estudava artes cênicas na Ufop, na cidade histórica, ela fazia mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF).





O lançamento está marcado para as 10h de hoje, no Yanã Espaço Cultural, comandado pela chef Carol Pacheco. A escolha do local expressa o desejo de Bárbara Buzzati de reforçar a sororidade feminina.

“Quando a personagem está escrevendo um livro, que é uma conversa com a ausência, penso que há muitas mulheres neste texto comigo. Então, fazia muito sentido lançá-lo num espaço gerido por mulheres.” Dentro desse conceito, serigrafia e ilustrações são assinadas pela designer visual Maíra Paiva.

“A REGIÃO ABISSAL DO MAR”

• Livro de Bárbara Buzatti
• Impressões de Minas
• 80 páginas
• R$ 50
• Lançamento neste sábado (18/12), das 10h às 15h, no Yanã Espaço Cultural  – Avenida Francisco Sá, 663, Prado

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

audima