Até 30 de janeiro, o Cine Santa Tereza exibe a mostra “À deriva: Errâncias e travessias no cinema brasileiro”. Com sessões gratuitas de quarta a domingo, sempre às 19h, a programação abrange 10 produções cujos protagonistas se deslocam por diferentes regiões do país – o deslocamento é retrato tanto na temática quanto na estética.
Leia Mais
Inquietação estética vai marcar a Mostra Olhos Livres, em Tiradentes''O pescador e a estrela'' narra a jornada de um garoto que não pode verCirco dos Sonhos volta ao Belvedere com o musical ''Mundo da fantasia''Globo de Ouro faz festa ''secreta'' e sem glamour neste domingo (9/1)Novos e antigos chorões se apresentam nas feiras livres de Belo HorizonteDiretor Diego Benicá pede ao público mineiro que não abandone o teatroDa chamada retomada do cinema nacional, destaca-se um conjunto de obras de autores nordestinos. Dois filmes do cearense Karim Aïnouz serão apresentados neste fim de semana: “O céu de Suely” (2006) e “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), este em codireção com o pernambucano Marcelo Gomes. É de Gomes outra das atrações, “Cinema, aspirinas e urubus” (2005). “Árido movie” (2005), de Lírio Ferreira, cineasta também de Pernambuco, é outro filme que será exibido.
PROGRAMAÇÃO PARA AS CRIANÇAS
O Cine Santa Tereza traz ainda neste mês uma programação diurna para crianças. Serão quatro longas, um por semana, com sessões às 16h30. Até amanhã, será exibida a animação “O grilo feliz” (2001), de Walbercy Ribas, que acompanha os habitantes da floresta amazônica. As outras animações são “Turma da Mônica em uma aventura no tempo” (2007, de 12 a 16/1); “O grilo feliz e os insetos gigantes” (2009, de 19 a 23/1); e “O garoto cósmico” (2007, 26 a 30/1).
À DERIVA: ERRÂNCIAS E TRAVESSIAS NO CINEMA BRASILEIRO
Mostra no Cine Santa Tereza, Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza. De quarta a domingo, às 19h, até 30 de janeiro. Os filmes infantis serão exibidos às 16h30. Entrada franca. Ingressos devem ser retirados na bilheteria ou no diskingressos.com.br. Programação completa em www.pbh.gov.br/cinesantatereza
O QUE ASSISTIR
O céu de Suely
(Karim Aïnouz, 2006)
Segundo longa do diretor, acompanha uma jovem que volta à sua cidade natal, no interior do Ceará, com o filho. O pai da criança, que ficou em São Paulo, desaparece. Para deixar o lugar novamente, a protagonista decide rifar o próprio corpo. O elenco conta com Hermila Guedes e João Miguel, então jovens atores revelados em “Cinema, aspirinas e urubus” (2005), e Marcélia Cartaxo.
Viajo porque preciso, volto porque te amo
(Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, 2009)
Um geólogo é enviado para o sertão nordestino para avaliar o novo percurso de um canal, que vai impactar o único rio da região. O road movie é narrado por Irandhir Santos, personagem que nunca é visto. Aos poucos, o homem, marcado por um amor distante, reconstrói a trajetória de sua relação doída.
OFICINA
Vai até sexta (14/1) o período de inscrições para a oficina “Iniciação à curadoria e à programação no cinema”, que será realizada entre 19 e 21 deste mês, no MIS Santa Tereza. As aulas, a cargo do curador Victor Guimarães, integram o Festival Experimental de Artes Fílmicas (Fenda), que será realizado em maio. O público-alvo são estudantes ou egressos de escolas públicas da Grande BH, com idade mínima de 16 anos. Três jovens serão selecionados para participar de uma curadoria do Festival Fenda e receberão bolsa de R$ 600.
Informações e inscrições neste site.
Informações e inscrições neste site.