Como diversidade e inclusão se tornaram palavras de ordem na Hollywood contemporânea, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem tentando fazer a sua parte.
Leia Mais
'Depois da festa' faz boa mistura de comédia com suspense policialGeorgina, a companheira de Cristiano Ronaldo, estrela série da NetflixHBO aposta em 'The gilded age' como a nova 'Downton Abbey'Cotado para o Oscar, 'Summer of soul' conta a história do 'Woodstock negro''O golpista do Tinder': anatomia do crime que gera polêmica nas redesAppleTV+ lança hoje a série de mistério e suspense "Suspicion" Plataformas de streaming fazem carnaval de estreias neste fevereiro Séries sobre inventores e suas fantásticas máquinas estreiam no HistoryNo documentário "Grade", presos se tornam atores das próprias cenasA série em três episódios “Seen”, que estreou nesta semana no canal do YouTube da Academia, é também uma resposta a essa demanda pela valorização da diversidade. A produção acompanha o jornalista, diretor e produtor argentino-americano Nick Barili em entrevistas com latinos influentes na produção cinematográfica.
"A comunidade latina é um em cada quatro espectadores, mas nós somos quatro por cento dos papéis no cinema no momento", comenta Barili. "É uma loucura pensar que existem 60 milhões de latinos vivendo nos Estados Unidos, mas realmente não estamos nos vendo representados."
Quem abre a série é o ator, roteirista e produtor John Leguizamo, colombiano que emigrou para os EUA. A série começa na casa de Leguizamo, em Nova York, onde ele fala sobre sua trajetória. Discute as manobras na indústria ao longo de sua carreira de décadas, como ele enfrentou o elenco estereotipado e a pouca representação das comunidades latinas, tanto na frente quanto atrás das câmeras.
No segundo episódio, que será lançado nesta segunda (31/1), Barili se junta ao veterano ator, produtor e ativista mexicano-americano Edward James Olmos. Os dois visitam os alunos do programa Youth Cinema Project, na Bell Gardens Intermediate School, em Los Angeles.
Encerrando a primeira temporada, em 7 de fevereiro, a convidada será a atriz Eva Longoria, nascida no Texas, filha de mexicanos. No episódio, os dois vão até a California State University, onde Longoria se tornou mestre em estudos mexicanos.
Imigrante de primeira geração e defensor de mais representação latina, Barili cofundou a Latinx in Media & Arts Coalition (Lima), que se concentra na promoção de profissionais criativos latinos, aumentando o acesso a plataformas de mídia e fornecendo recursos e oportunidades para jovens.
SEEN
A série está disponível no canal do YouTube da Academia (www.youtube.com/Oscars). Novos episódios sempre às segundas