O ator e dublador Isaac Bardavid, conhecido por ser a voz do personagem Wolverine, morreu aos 90 anos nesta terça-feira (1ª/02), devido a complicações de um enfisema pulmonar. Ele estava internado em estado grave desde a última quarta-feira (26/01) em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Leia Mais
Proprietário da Livraria Ouvidor decide encerrar atividadeAos 90 anos, cantora de Juiz de Fora entra na disputa do The Voice+PBH: teste de COVID será exigido só para eventos com mais de 500 pessoasFãs celebram novo traje de Wolverine e relembraram dubladorMorre John Romita, ilustrador do Homem-Aranha e co-criador do WolverineDragon Ball: morre dublador de mestre Kame Gileno SantoroMorre cineasta Geraldo Sarno aos 83 anos no Rio de JaneiroNo último domingo (30/01), ele teve uma "leve melhora", de acordo com o boletim médico divulgado. "Depois que os médicos o colocaram na posição prona, a saturação melhorou, mas ele segue entubano e segue inconsciente. (...) O quadro geral dele ainda é bem grave."
Nesta terça, a notícia da morte foi confirmada pelos familiares nas redes sociais. "O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue", informou a família.
Nascido em Niterói, Isaac Bardavid é considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Seu trabalho mais conhecido é como a voz do mutante Wolverine nos desenhos e nos filmes "X-Men".
Além do anti-herói da Marvel, ele também deu voz a versões brasileiras de outros personagens, como Freddy Krueger na franquia de filmes de horror "A hora do pesadelo"; o Esqueleto, vilão do desenho "He-Man"; o Capitão Haddock, em "As aventuras de Tintim"; o Tigrão, do "Usinho Pooh"; o Robotnik, do "Sonic", entre muitos outros.
Como ator, ele atuou em dezenas produções da Rede Globo como as novelas "Escrava Isaura" (1976), "O Astro" (1977), "A viagem" (1994), "O Cravo e a Rosa" (2000), "Salve Jorge" (2012) e "Totalmente demais" (2016). Seu último trabalho na TV foi na série "Carceireiros", produzida para o serviço de streaming Globoplay e também exibida no canal aberto.
O ator também era poeta e lançou, em 2016, o livro "Versos adversos", pela Editora Proclamação. Isaac também atuou em filmes como "Os campeões" (1983), "O escaravelho do diabo" (2016) e "Histórias assombradas" (2017).