Jornal Estado de Minas

NESTA SEGUNDA-FEIRA

Edimilson de Almeida Pereira lança suas provocações no 'Sempre um papo'


A escrita é um ofício ao qual o juiz-forano Edimilson de Almeida Pereira, de 58 anos, se dedica à sua maneira. Poesia, prosa, ensaio – escreve muito, sem pressa e desde sempre. Mas em paralelo à carreira acadêmica – pesquisador e professor há três décadas, é titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).




 
De cinco anos para cá, desde que participou da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) falando sobre literatura afrodescendente a partir da obra de Lima Barreto, Edimilson se tornou presença mais forte em eventos do gênero. A partir de sua estreia na prosa para o público adulto com “O ausente” (Relicário), “Um corpo à deriva” (Macondo) e “Front” (Nós), lançados em dezembro de 2020, essa presença se intensificou.

No final de 2021, o reconhecimento com o Prêmio São Paulo de Literatura (para “Front”) e o Oceanos (segundo lugar para “O ausente”) fizeram com que seu nome se tornasse “quente” no meio literário. É sobre essa trajetória que Edimilson pretende conversar com o público, esta noite.

A VIVÊNCIA DA ESCRITA 

Pela primeira vez no “Sempre um papo”, ele abre nesta segunda-feira (7/2) a edição de 2022 do projeto literário – a conversa com Afonso Borges será virtual, por meio dos canais digitais do evento.





“Separo claramente as duas situações. Uma é a vivência da escrita, que não depende de sucesso de público, marketing, e se faz na intimidade da pesquisa, do estudo, na troca íntima com parceiros. Boa parte da minha vida é empregada nesse tipo de vivência, que é onde vejo que se dá a experiência literária aprofundada. Já a vida literária que ocorre pelo processo de divulgação é bem mais recente. Tento lidar com as duas de forma equilibrada”, afirma.

Mesmo que seja apontado como “novidade” na ficção, Edimilson escreve prosa desde a década de 1980. A publicação tantos anos depois ocorreu, de acordo com ele, como “conclusão de uma etapa de pesquisa”. Foram 18 anos de reescrita até que “O ausente”, o primeiro dos três romances da trilogia batizada de “Náusea” pelo autor, fosse publicado.

O lançamento dos romances por diferentes editoras – a Relicário é de BH, a Macondo de Juiz de Fora e a Nós, de São Paulo, todas de pequeno porte – foi intencional. Não há ordem de leitura das obras, que têm em comum narrativas passadas em um tempo muito curto e personagens em situações-limite.





“Isso é uma provocação. Tenho uma escrita experimental, em que proponho novos percursos de leitura. Em geral, as trilogias têm um processo que vai num crescendo. No caso da minha, isso é aleatório. Cada ordem de leitura vai dar em um resultado final diferente.”


Os três livros são obras curtas – não passam das 150 páginas. “Fisicamente, são obras contidas, mas de leitura lenta, pois pedem uma concentração para o que propõem os personagens”, observa.

A'EXPERIÊNCIA DA ESCOLHA'

Para Edimilson, subverter o modelo já estabelecido é também uma forma de crítica. “Hoje, tudo é mastigado, a informação é pasteurizada. Prefiro deixar que o leitor tenha a experiência da escolha. Toda a minha obra está sempre no sentido da indagação, da pesquisa, pede que o leitor investigue. Não tenho condições, na altura do tempo em que vivemos, de oferecer respostas para ninguém.”





Com extensa produção poética publicada, Edimilson não se preocupa com o tempo ou pressões. “A obra de arte não tem prazo de validade. Por isso vemos autores de 300 anos atrás lidos até hoje. Não é porque um livro saiu há um ano que deixou de ter sentido. Volto à minha própria obra, não tenho pressa em escrever. A literatura tem um tempo próprio. Meus livros saem no momento em que estão prontos”, conclui.

“SEMPRE UM PAPO”

Com Edimilson de Almeida Pereira. Nesta segunda-feira (7/2), às 19h, no canal do Sempre um Papo no YouTube e nas páginas do projeto no Facebook e Instagram. Informações: www.sempreumpapo.com.br