Fundada em 2021, em plena pandemia, a Academia Frutalense de Artes (AFA) realiza, enfim, a primeira exposição com 20 obras de de artistas plásticos e visuais de Frutal, no Triângulo Mineiro. A mostra foi aberta hoje (9/2) e receberá visitação, com entrada gratuita, até o dia 25 deste mês, na Casa da Cultura de Frutal.
Leia Mais
Araxá pretende castrar mais de 4 mil animais em 2022Suspeito de atropelar e matar idosa em Araxá se apresenta à PC e é liberado'Com sentimento alegre', comemora a primeira criança a se vacinar em AraxáO presidente da AFA, Ionei José Dutra, conta que a ideia da academia surgiu durante a pandemia, quando um grupo de amigos se reuniu para conversar sobre a produção artística frutalense.
Ao final do bate-papo, ficou definido que seria fundada uma academia nos modelos das academias Brasileira e Frutalense de Letras.
“Ainda em 2021, a academia foi devidamente fundada e formalizada, sendo criadas 30 cadeiras que levam o nome de artistas frutalenses, da região e alguns de renome nacional. Atualmente, apenas 13 dessas cadeiras estão ocupadas, mas em breve serão abertos editais para que novos artistas passem a fazer parte da AFA”, informou Ionei Dutra.
Perpetuar artistas frutalenses
Ainda segundo o presidente da AFA, o grande objetivo da nova academia de Frutal é promover um resgate histórico dos artistas homenageados com os nomes das cadeiras. “Além disso, quem participa da AFA vai ficando marcado na história e não cai no esquecimento”, destaca.