(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Bala Desejo lança o disco 'SIM SIM SIM' e desponta como boa-nova do verão

Quarteto formado por Júlia Mestre, Dora Morelenbaum, Lucas Nunes e Zé Ibarra compõe, canta e se reveza nos violões, pianos e teclados


13/02/2022 04:00 - atualizado 13/02/2022 07:34

Júlia Mestre, Lucas Nunes, Dora Morelenbaum e Zé Ibarra cantam dentro de um barco
Júlia Mestre, Lucas Nunes, Dora Morelenbaum e Zé Ibarra renovam as influências que receberam da MPB setentista (foto: Lucas Vaz/Divulgação)
Formado a partir da união de Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, o grupo Bala Desejo é a grande novidade da música brasileira neste início de 2022. O quarteto carioca está na ativa há dois anos, mas só agora lança seu primeiro disco, “SIM SIM SIM”, concebido de forma a reproduzir o formato de um LP.

O “Lado A”, com sete faixas, chegou às plataformas em 27 de janeiro. O “Lado B”, com seis músicas inéditas, desembarca no mundo digital na próxima quinta-feira (16/2).

Apesar de evocar o passado com esse jeito de colocar seu trabalho na praça, Bala Desejo tem uma história que se relaciona com o tempo em que foi criado.

"Foi muito interessante perceber, em casa, um pipocar ideias para contribuir, a partir de olhares diferentes. A gente conseguiu encontrar o equilíbrio dentro do desequilíbrio"

Dora Morelembaum, cantora e compositora

LIVES DE TERESA CRISTINA

A banda começou a nascer no primeiro ano da pandemia, quando Dora, Lucas e Zé foram para a casa de Julia passar um período da quarentena. Por lá, fizeram lives no Instagram e participaram de uma das transmissões ao vivo realizadas pela cantora Teresa Cristina.

Depois da aparição on-line, os quatro receberam o convite para se apresentar na edição de 2021 do festival paulistano Coala. Como o evento foi cancelado, os produtores propuseram ao quarteto entrar em estúdio para construir o disco de inéditas.

“Somos amigos há muito tempo, mas só agora começamos a aparecer juntos para o público”, conta Dora, filha da cantora Paula e do violoncelista Jaques Morelenbaum. “Depois do convite para fazer o show, que foi cancelado, veio a proposta do disco e foi aí que a gente entendeu que éramos realmente um grupo.”

“Primeiro veio a união, depois vieram as canções”, explica Julia Mestre. “Bala Desejo foi o último 'carimbo'. O projeto todo tem mais ou menos um ano. Entramos em estúdio em agosto”, ela conta.

Composto a oito mãos, o repertório autoral nasceu em uma série de imersões de Dora, Julia, Lucas e Zé em um sítio em Barbacena, no interior de Minas Gerais. A partir desses encontros, eles perceberam que seu trabalho era realmente significativo.

“Vi a força do grupo nessas imersões. Foi muito interessante perceber, em casa, um pipocar ideias para contribuir, a partir de olhares diferentes. A gente conseguiu encontrar o equilíbrio dentro do desequilíbrio. É a partir de embates construtivos que a gente consegue chegar nos lugares que queremos”, comenta Dora.

Julia concorda, afirmando que a força está no aspecto coletivo do grupo. “Em 2020, sempre que aparecíamos juntos nas lives, o alcance era muito maior do que separados. Com isso, a gente sacou como a força coletiva comunica muito mais, como quatro vozes juntas podem amplificar um trabalho só”, analisa.

No estúdio, os quatro se revezaram nas vozes, violões, pianos e teclados sob a supervisão de Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala. A produção é assinada pelo grupo em parceria com a cantora e compositora Ana Frango Elétrico. As gravações contaram com a participação de Alberto Continentino (baixo), Daniel Conceição (percussão) e Thomas Harres (bateria).

''Primeiro veio a união, depois vieram as canções''

Julia Mestre, cantora e compositora



Assim como “Lado A”, o “Lado B” de “SIM SIM SIM” começa com uma introdução, “Chupeta”, que evoca a “kombi do Bala Desejo”, entidade que conduz o álbum. Nela, ouvem-se falas de Regina Casé e Caetano Veloso.

A partir daí, o disco traz canções como a divertida “Lambe lambe” e a romântica “Passarinha”, essa com sons latinos. Na faixa-título, os músicos sussurram a palavra sim durante 30 segundos, que desembocam nas delicadas e psicodélicas “Muito só” e “Cronofagia (O peixe)”.

Todas as canções têm um pouco da MPB setentista. O disco traz ecos de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee, Milton Nascimento... Mas sem perder a originalidade. Não se trata de reprodução do que já foi feito, mas de referência muito bem estabelecida e retrabalhada.

“Nunca almejei fazer música que nem Gil ou Caetano. A gente nunca almejou isso. É uma palavra muito forte que não cabe no nosso processo de trabalho. Acontece que essa sempre foi a nossa referência de música. A gente ouve esses artistas há muito tempo”, defende Lucas Nunes, o braço direito de Caetano Veloso na produção do álbum “Meu coco” (2021).

“Nossa amizade tem a ver com esses artistas. Foi através deles que a gente se conectou. As músicas deles fazem parte da nossa criação. É o que a gente gosta de ouvir”, explica Lucas.

DÔNICA

Inevitavelmente, Bala Desejo tende a amplificar o trabalho que cada integrante realiza individualmente. Lucas e Zé Ibarra fazem parte da banda Dônica, cujo primeiro e único álbum é “Continuidade dos parques”, de 2015. Quando houve a primeira imersão na casa de Julia, os dois estavam trabalhando no próximo disco do grupo.

Dora Morelenbaum estreou em 2020 com o single “Dó a dó”. Em 2021, ela lançou “João” e “Japão”, além do EP “Vento de beirada”, com três faixas.

Julia Mestre estreou com o álbum “Geminis”, em 2019, e tem uma série de singles no currículo, entre eles “Meu paraíso” e “El fuego del amor”, lançados no início de janeiro.

Ainda assim, Lucas insiste que o Bala Desejo é um projeto despretensioso. “A gente se sente à vontade como grupo. O convite de fora para dentro veio com naturalidade e nós criamos todo o trabalho de forma genuína, da maneira como estávamos sentindo que deveria ser”, afirma.

Capa do disco SIM SIM SIM traz imagem do detalhe da foto de um homem de lado, mostrando parte do braço e do casaco branco
(foto: Coala Records/Reprodução)
“SIM SIM SIM – LADO B”

. Disco do grupo Bala Desejo
. 6 faixas
. Coala Records
. Disponível nas plataformas digitais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)