(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Adaptada ao formato virtual, Quartas de Improviso abre hoje temporada 2022

No novo modelo do evento que teve 12 temporadas presenciais, profissionais de áreas diversas criam a partir de uma base sonora enviada pelo duo Iwao-Koole


16/02/2022 04:00 - atualizado 16/02/2022 03:21

O músico e fotógrafo Henrique Iwao sentado em frente ao seu instrumento de fabricação própria, em formato de tábua
O músico e fotógrafo Henrique Iwao toca um instrumento de fabricação própria, no qual opera diversos objetos (foto: Matheus Preto/Divulgação )

Mostrar as diversas nuances da música experimental concebida ao vivo e associá-la a outras manifestações artísticas e áreas do conhecimento humano são um dos objetivos do projeto Quartas de Improviso (QI), criado em 2013 pelo violonista e guitarrista Matthias Koole e pelo músico e fotógrafo Henrique Iwao. 

Juntos, eles formam a dupla musical Iwao-Koole, que recebe convidados de diversas áreas para colaborar com suas criações improvisadas. Nesta quarta-feira (16/2), às 19h30, a dupla estreia a 14ª temporada do projeto, em um novo formato, planejado com o intuito de otimizar a experiência do público no ambiente virtual.

"Começamos a pensar nessa nova temporada assim que acabou a última, no segundo semestre do ano passado. Foi a nossa primeira edição totalmente on-line, e a gente encarou isso como um grande desafio, já que o Quartas de Improviso foi concebido como um evento presencial. Para a improvisação, a presença é uma questão muito importante, mas como isso ainda não é possível, nós pensamos em fazer de uma forma diferente", explica Koole, que atualmente mora em Berlim, na Alemanha.

A novidade é que as nove sessões de improviso que formam esta temporada foram divididas em três blocos que irão ao ar hoje e nos próximos dias 9 e 30 de março. Cada um deles contará com três concertos. O Quartas de Improviso já realizou 151 edições, com a participação de 209 convidados. Quando a 14ª temporada chegar ao fim, esses números terão subido para 160 edições e 221 convidados.

sentado de calça marrom e camisa preta, com a cabeça abaixada sobre a guitarra, Matthias Koole pressiona um balão contra o instrumento
Hoje morando em Berlim, Matthias Koole toca guitarra e produz efeitos sonoros com um balão (foto: Matheus Preto/Divulgação )


MINIFESTIVAL 

“É uma nova estrutura, algo mais próximo de um minifestival on-line. Pensamos em uma experiência mais condensada e concentrada, na qual os contrastes e continuidades entre as apresentações vão ficar mais aparentes", afirma o músico.

No primeiro bloco, Koole e Iwao recebem convidados cujo trabalho é marcado pela interseção com a tecnologia, como é o caso da artista e desenvolvedora Sara Lana, que produz a partir de suportes variados, como o som e o vídeo. 

O segundo convidado da noite de estreia é o pesquisador, músico, compositor, físico e matemático Thelmo Cristovam, que desenvolve uma pesquisa relacionada a ondas eletromagnéticas de satélites e rádio. A artista da dança, videomaker e performer Flaviane Lopes completa as participações deste primeiro dia.

"A gente está sempre experimentando. Como nesta temporada a gente resolveu diversificar ainda mais, os artistas convidados criam e apresentam os seus trabalhos a partir da experimentação musical que o Iwao e eu criamos. Então, em todos eles, nós gravamos o som, mandamos para eles e, a partir daí, eles criam algo dentro de uma proposta pessoal, com toda a liberdade", explica Matthias Koole.

de óculos, camiseta e bermuda pretas, agachado num espaço ao ar livre segurando seu instrumento musical, Thelmo Cristovam sorri
O pesquisador, músico, compositor, físico e matemático Thelmo Cristovam é um dos convidados da noite de estreia da temporada 2022 do QI (foto: Victor Alencar/Divulgação )


DISCOTECAGEM 

Segundo o músico, esse é o formato que funcionou na temporada passada e que permite que o evento seja realizado mesmo com a impossibilidade do encontro entre os participantes. O que mantém o caráter ao vivo do Quartas de Improviso é a discotecagem do Boteco do Javaral, criado pelo músico e pesquisador Miguel Javaral, que ocorrerá após os concertos. Além de tocar músicas e interagir com o público, Javaral também irá conversar com os artistas convidados.

"Ele monta uma playlist com base em uma pesquisa de sonoridade, buscando a fronteira entre o experimental e a música popular. É algo realmente notável e é um momento que resgata um pouco das nossas edições presenciais", diz Koole.

Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a 14ª temporada do Quartas de Improviso apresentará em seus próximos dois blocos as artistas Alma Laprida, Natacha Maurer, Andreia Yonashiro e os integrantes do Espaço Comum Luiz Estrela (em 9 de março). E em 30 de março, o QI terá a participação do músico Thiago Miotto Terada, dos artistas May HD, Diogo Granato, Daní Moraes e Manuela Aranguibei, além de representantes da Kasa Invisível. As apresentações ocorrem sempre às 19h30.

"Além de diversificarmos as estratégias de colaboração on-line, enviando o material sonoro para outros artistas improvisarem, nesta edição convidamos não só pessoas, mas também espaços culturais para produzirem os vídeos, como a Kasa Invisível. Esse tipo de colaboração é uma forma de reconhecer a importância desses locais no desenvolvimento do Quartas de Improviso", pontua Matthias Koole.


LOCAIS 

O projeto já percorreu diversos cantos de Belo Horizonte. O primeiro foi o antigo bar Nelson Bordello, próximo à Praça da Estação. Ao longo de seus quase 10 anos, o QI passou também pelo Luthier Bar, no Maletta; e pela Galeria Mama/Cadela, em Santa Tereza.

Desde sempre, a proposta é a mesma: pessoas de várias áreas, não somente artísticas, são convidadas a interagir com Koole, que toca guitarra e programa efeitos, enquanto Iwao toca seu instrumento de construção própria, uma tábua de madeira amplificada, na qual vários objetos são operados.

Antes da pandemia, em 2019, o projeto realizou duas temporadas, após conseguir o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura pela primeira vez. No ano seguinte, o projeto não foi realizado, mas voltou a ocorrer em 2021, em formato on-line. Desde então, a escolha dos convidados tem muito a ver com a história do Quartas de Improviso.

"A gente sempre bancou por conta própria. Os artistas aceitavam participar sem receber. Agora a gente volta a convidar uma série de artistas que estiveram com a gente no passado para estar com a gente no momento em que estamos melhor em termos de recursos financeiros", comenta Koole.

Outro critério é se o trabalho que os artistas convidados desenvolvem está em consonância com a proposta disruptiva do evento. "São artistas com os quais nós nos interessamos em trabalhar juntos. E fazer uma edição on-line tem nos possibilitado olhar para outras cenas de outros lugares do Brasil e trazer esses artistas para o nosso evento, sem ter que arcar com todos os custos que isso envolveria em outro cenário", ele explica.

Ainda neste ano, a dupla pretende realizar mais uma temporada do Quartas de Improviso, porém em formato presencial, como manda o figurino. "Estamos no processo de captação agora e esperamos que tudo dê certo para o nosso retorno", afirma Matthias Koole.

Até lá, o público pode conferir a 14ª temporada, além do áudio das sessões de temporadas passadas, disponível no site da Seminal Records, e os vídeos, disponíveis no YouTube.

QUARTAS DE IMPROVISO

Nesta quarta (16/2), a partir das 19h30, no site qi.seminalrecords.org. Iwao-Koole + Sara Lana, Iwao-Koole Thelmo Cristovam e Iwao-Koole Flaviane Lope. Discotecagem de Boteco do Javaral. Gratuito


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)