O programa “Esquadrão da moda” está cheio de novidades. Lucas Anderi e Renata Kuerten substituem os apresentadores Arlindo Grund e Isabella Fiorentino. Gustavo Vaccari agora é o diretor da atração, cuja nova temporada estreia neste sábado (19/2), às 21h30, no SBT/Alterosa.
No ar desde 2009, o programa foi reformulado, mas mantém a missão de dar um upgrade na autoestima feminina. Com ajuda de consultores e da dupla de apresentadores, a participante tem o guarda-roupa revigorado para realçar sua individualidade, depois de chegar ao “Esquadrão” por indicação de amigos ou familiares.
“A gente buscou personagens que tenham potencial de transformação. As pessoas que inscreveram aquela participante agora voltam ao final para chancelar o trabalho feito pela equipe”, explica o diretor Gustavo Vaccari, revelando outra novidade do reality.
“Ela entra conosco no programa e durante uma semana passa por todos os processos de transformação, o que vai muito além de cabelo, maquiagem, figurino. A participante realmente se transforma em outra mulher”, diz Vaccari.
O estilista Lucas Anderi e a modelo Renata Kuerten já são rostos conhecidos do SBT. Lucas comandou o programa “Fábrica de casamentos”, enquanto Renata participou do reality culinário “Bake off celebridades”.
Especialista em vestir noivas famosas, Anderi promete mostrar faceta mais versátil nessa nova empreitada. Conta que a ideia é usar a moda para valorizar a autenticidade de cada participante. Para isso é fundamental, antes de tudo, compreender aquela pessoa.
A professora de hidroginástica Jordana Cavaglieri Vieira, de 30 anos, é a convidada desta noite. Ela usa looks infantis, lembrança da época em que sonhava em visitar a Disney e perdeu a mãe. Chegou ao “Esquadrão” por indicação das tias, para quem moletons, laços na cabeça e estampas de personagens adorados pelas crianças não estão de acordo com a idade da sobrinha. Jordana vai receber R$ 15 mil para mudar seu guarda-roupa.
BÊNÇÃO DE ISABELLA E ARLINDO
Química entre Isabella Fiorentino e Arlindo Grund funcionou por quase 13 anos, desde a estreia. Substituí-los é um desafio. Renata Kuerten diz que teve “a bênção” dos dois, além de receber dicas da dupla. Ela e Lucas prometem ser autênticos, evitando repetir fórmulas já experimentadas nas versões brasileira e estrangeira da atração.
“Cada um tem a sua personalidade. A Isa e o Arlindo deixaram a marca deles. Com certeza, o primeiro impacto vai ser difícil, vai assustar, mas aos poucos a gente vai conquistando o público. Cada um tem o seu jeito de passar informação. Vai ser muito gostoso, vai ser leve”, afirma Renata Kuerten.
Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT, reforça que a proposta é renovar. “Não será um programa igual, porque as pessoas são diferentes”, diz, referindo-se aos antigos apresentadores.
Foram mantidos na equipe o hairstylist Rodrigo Cintra e a maquiadora Vanessa Rozan, que participam do “Esquadrão da moda” desde a estreia. Cintra comenta que estar ali é “um grande presente”, que lhe conferiu reconhecimento nacional.
“O programa sempre levou informação sobre moda para que todas as pessoas possam consumi-la à sua maneira, dentro de sua necessidade e de sua possibilidade. O que Cintra e eu fazemos é dar dicas que a pessoa vai poder adaptar à vida dela”, afirma Vanessa Rozan.
Na opinião da maquiadora, a atração do SBT “contribuiu para tirar o verniz elitista que a gente tinha na cabeça sobre o que era moda”.
A nova temporada terá 20 episódios, gravados de acordo com protocolos sanitários de combate à pandemia. Por causa disso, houve alterações nas cenas de estúdio, nas visitas às lojas e na própria abordagem das participantes.
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
“ESQUADRÃO DA MODA”
A nova temporada, comandada por Lucas Anderi e Renata Kuerten, começa hoje (19/2), às 21h30, no SBT/Alterosa. Vinte episódios serão exibidos aos sábados, no mesmo horário