O mundo era outro quando o Festival de Maio realizou sua sétima e última edição, em 2019, que reuniu os fãs de música clássica em seis concertos no teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, antigo teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Desde então, muita coisa mudou e a oitava edição do festival, que antes acontecia ao longo do mês de maio, como seu nome sugere, acontecerá entre fevereiro e agosto.
Leia Mais
Pianista Eduardo Monteiro faz dois concertos com a Filarmônica de MinasMoacyr Luz quer celebrar a música brasileira ''Antes que tudo acabe''Rock Brasil 40 Anos termina com shows esgotados e músicos em clima de festaAntonio Meneses comemora seus 65 anos no palco, com dois concertos em BHBelo Horizonte vai sediar festival de arte e poesia aberto ao público"Ao todo, irei apresentar as seis suítes de Bach, além das peças que foram encomendadas por mim e compostas especialmente para ser tocadas antes de cada suíte", explica o músico. Ele se refere a obras dos compositores brasileiros Edino Krieger, Almeida Prado, Marisa Rezende, Marco Padilha, Ronaldo Miranda e Marlos Nobre.
"Depois dessa série, ainda vou participar de alguns concertos relacionados a Beethoven, com um trio de cordas e clarinete. Vai ser muito bacana. Vão ser apresentações bastante especiais", acrescenta.
Antonio Meneses é o músico homenageado desta edição do Festival de Maio. Por conta disso, o concerto inicial está sendo realizado em fevereiro, já que em maio ele tem compromissos profissionais fora do país, portanto, não teria disponibilidade para participar do evento.
CELEBRAÇÕES
O ano de 2022 é cheio de efemérides na vida do violoncelista. Em agosto, ele completa 65 anos de idade. Profissionalmente, também é um ano importante, que marca os 45 anos da obtenção do primeiro prêmio e medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky, de Moscou, na Rússia, e 40 anos do primeiro prêmio no Concurso ARD, de Munique, na Alemanha."Fiquei muito feliz, emocionado com essa homenagem. Este ano, completo diversos aniversários e é uma honra poder celebrar no palco, interpretando músicas de compositores que foram extremamente importantes para a minha formação, como pessoa e como artista", afirma Meneses.
Filho de músicos, ele começou os estudos de violoncelo aos 10 anos. Aos 16, conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro e foi convidado a participar de suas aulas na Alemanha. Depois disso, Antonio Meneses fez carreira na música erudita na Europa, já tendo tocado com a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica de Viena, Filarmônica Trecha, entre muitas outras orquestras internacionais.
A relação com o Festival de Maio é antiga. O músico conta que participou de todas as edições do evento, desde seu início, em 2012. "Participei de todos, com muito prazer e não só tocando sozinho, mas também com diversos convidados especiais. O festival reúne alguns dos melhores músicos brasileiros de câmara e tem sido cada vez mais prazeroso participar."
PÚBLICO
Desta vez, no entanto, será diferente. Antonio Meneses se apresentará diante de câmeras que transmitirão o concerto virtualmente. Já acostumado com esse formato, ele brinca que, no palco, tocando Bach, "só existe você e Deus"."Fico imaginando o público, ainda que eles não estejam lá. É claro que quando tem gente de verdade na sua frente é completamente diferente, é a maneira como estou acostumado. Não espero que esse formato on-line fique por muito tempo. O contato presencial com a música é muito importante. Tanto para o público quanto para os músicos", afirma.
Os outros dois concertos de Antonio Meneses, assim como o restante da programação do Festival de Maio, ainda não têm data para ocorrer. A organização aguarda a disponibilidade da Rede Minas para agendar as sessões e realizá-las. O anúncio deve ser feito por meio das redes sociais da Três Marias Produções Artísticas.
8º FESTIVAL DE MAIO
Neste sábado (19/2), às 18h, com transmissão no programa “Harmonia”, na Rede Minas, e no canal da Três Marias Produções Artísticas no YouTube. Informações: @tresmariasproducoesartisticas, no Instagram