A casa de shows A Autêntica anuncia neste domingo (20/2) a programação de abertura de seu novo espaço, agora situado na Rua Álvares Maciel, no bairro Santa Efigênia. A reinauguração está marcada para 28 de abril, com shows de Tom Zé e da cantora e compositora mineira Laura Catarina. Os ingressos, a partir de R$ 50, já estão à venda no site oficial da casa.
Leia Mais
Adeus, amadorismo. Músico agora tem de saber gerir a própria carreiraRock Brasil 40 Anos termina com shows esgotados e músicos em clima de festaA Autêntica lança campanha para erguer nova sede onde era o Lapa MultshowA Autêntica sucumbe à crise e entrega o pontoA Autêntica festeja um ano de seu "renascimento" com série de showsFabio Jr. reinaugura casa de shows em BHEm show hoje em BH, Carne Doce apresenta música inédita Bandas de rock de BH disputam gravação de clipe no voto do públicoCom sua viola caipira, Camila Menezes se lança em carreira soloVinte e quatro shows em quinze datas fazem parte da agenda que valoriza a diversidade de gêneros e estilos musicais, com espaço para o rock das bandas Young Lights e Matanza Ritual, o funk de MC Carol e o indie pop de Tagua Tagua.
“A cara da Autêntica é não ter recorte específico. Todos os artistas convidados são autorais e estão construindo suas carreiras. Alguns têm mais tempo de estrada, como o Tom Zé, outros vão fazer o show de lançamento do disco de estreia com a gente, como o Oreia. Quanto mais diversa a programação da Autêntica for, mais perto do nosso objetivo a gente estará”, explica Bernardo Dias, diretor-executivo da casa.
A seleção de artistas que subirá ao palco busca destacar a cena local, por isso boa parte deles é de Minas Gerais, caso das bandas Chico e o Mar, Dulce Y Melancólico, Orquestra Atípica de Lhamas e Elizia e da cantora Mac Júlia. No mês de estreia, a Autêntica fará uma noite em homenagem ao cantor e compositor mineiro Marku Ribas (1947-2013).
“Eu e meus sócios, o Léo (Moraes) e o Sergio Lopes, somos músicos. Demos o start inicial da Autêntica porque acreditávamos que Belo Horizonte não tinha espaço adequado para as bandas locais tocarem suas próprias músicas. Então, nossa proposta é que boa parte dos shows de artistas de fora de Minas tenham, como abertura, artistas daqui. Essa exigência é uma forma de fomentar a cena musical de BH”, afirma Bernardo Dias.
De acordo com ele, a equipe da casa está atenta aos protocolos de segurança contra a COVID-19 exigidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. Como as medidas variam conforme o desenrolar da pandemia, as regras da Autêntica serão anunciadas perto das datas dos shows. Bernardo adianta que a vacinação completa e o uso de máscaras serão itens indispensáveis.
“O contrato com todos os artistas tem uma cláusula dizendo que a gente vai operar de acordo com as regras sanitárias vigentes na época de cada show. Vamos exigir a vacinação completa e o uso de máscaras. Todos os protocolos básicos estarão presentes na casa. Pretendemos seguir as regras à risca, até porque a gente já foi muito impactado com a pandemia. Temos de fazer a nossa parte também”, ele afirma.
Inaugurada em fevereiro de 2015 na Rua Alagoas, na Savassi, A Autêntica foi criada com o objetivo de ser reduto da música autoral na capital mineira. Durante cinco anos, a casa realizou 910 eventos e recebeu em seu palco cerca de 1 mil artistas. Roberto Menescal, Lô Borges, Ava Rocha, Tulipa Ruiz, Letrux e O Terno passaram por lá.
Com capacidade para 400 pessoas, a casa fechou as portas para o público em março de 2020, com o início da crise sanitária. Em junho do mesmo ano, foi obrigada a devolver o ponto e ficou desabrigada até setembro de 2021, quando os sócios Bernardo Dias, Leo Moraes e Sérgio Lopes alugaram o galpão da Rua Álvares Maciel, que abrigou o Lapa Multshow, de 1997 a 2011, e o Cine Santa Efigênia, de 1942 a 1983.
Ao longo dos últimos meses, o trio trabalhou para viabilizar a reabertura da casa, que agora poderá receber 1,5 mil pessoas. Para isso, foi lançada a campanha de financiamento “Te vejo na Autêntica”, com o objetivo de reformar o novo espaço. Luiz Prestes e Tomás Gonzaga são os novos sócios.
“Com a campanha, conseguimos reformar o telhado, que era a nossa principal demanda e preocupação. Além disso, a gente conseguiu mobilizar não só o público, mas admiradores do nosso trabalho. Artistas e produtores se envolveram com a nossa causa e ajudaram na divulgação da Autêntica. A campanha foi um sucesso. Abrimos a cota de sociedade, fechamos parcerias com outras empresas e marcas. Tudo isso só foi possível por causa da campanha”, comenta Bernardo Dias.
O planejamento da agenda musical começou em dezembro do ano passado, quando a equipe se deu conta de que o mercado de shows estava retomando o ritmo perdido devido à pandemia.
“Percebemos que muitos festivais e casas de shows estavam anunciando programações para 2022. Isso acendeu o alerta de que era a hora de montar a nossa agenda. Em dezembro, começamos a fazer os primeiros contatos. Foi só começar a espalhar a notícia que a galera começou a procurar a gente”, conta Bernardo.
O sócio da Autêntica avalia que o mercado está superaquecido por conta da vontade dos artistas de fazer shows e do público de assisti-los. “Não queríamos ficar de fora dessa fase. Desde o ano passado, artistas estão se planejando para a volta aos palcos. Então achamos que o melhor momento de reabrir a Autêntica é agora.”
Os planos para 2022 envolvem mais shows, que serão anunciados em breve, por meio do Instagram da casa (@autentica.bh), e também o retorno do tradicional forró de terça-feira.
Diante da maior capacidade de público do novo local, Bernardo Dias revela que seu maior sonho é trazer shows de Gilberto Gil e Caetano Veloso para a Autêntica. “Dois mestres da música brasileira que eu queria para abençoar aquele palco”, conclui.
ATRAÇÕES
» 28/4 – Tom Zé e Laura Catarina
» 30/4 – Marina Sena
» 5/5 – Tagua Tagua e Chico e o Mar
» 6/5 – FBC e Sexta Básica BH
» 7/5 – Carne Doce e Alice Caymmi
» 12/5 – Liniker
» 13/5 – Fresno e Elizia
» 14/5 – MC Carol e Mac Júlia
» 19/5 – “Viva Marku: Homenagem a Marku Ribas”
» 20/5 – Boogarins e Congador
» 21/5 – Oreia e Rincon Sapiência
» 26/5 – Hotelo, Plutão Já Foi Planeta e Dulce Y Melancólico
» 27/5 – Curumin e Orquestra Atípica de Lhamas
» 28/5 – Far From Alaska e Young Lights
» 29/5 – Matanza Ritual
ABERTURA D'A AUTÊNTICA
De 28/4 a 29/5. A Autêntica, Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia. Ingressos a partir de R$ 50, à venda pelo site www.aautentica.com.br. Informações: @autentica.bh, no Instagram