Jornal Estado de Minas

ARTES CÊNICAS

'Citações', com Bruna Chiaradia, estreia após adiamento imposto pela COVID


“Citações”, primeiro espetáculo solo da atriz, pesquisadora e professora Bruna Chiaradia, estreia nesta quinta-feira (24/3), no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. A produção independente, cuja temporada seria iniciada em abril de 2020 e foi abortada pela pandemia, chega ao palco sem o apoio dos mecanismos de incentivo cultural.





Bruna vive a atriz que se despede dos palcos durante sua última peça. O texto propõe questões que remetem ao papel da arte e às dificuldades do artista para realizar seu ofício. Realidade e ficção se misturam e se tensionam em meio a pensamentos e devaneios.

NOTAS DE ESPERA

Quando a estreia foi inviabilizada pela COVID-19, Bruna produziu a cena “Citações: notas de espera”, com 15 minutos. Essa versão resumida da peça ficou em cartaz no festival virtual La Movida Microteatro.

“A pandemia foi um marco para nós. Estávamos fazendo um espetáculo sobre despedida e, no momento em que ele estava pronto, tivemos de 'segurar' a estreia”, lamenta o diretor Gui Augusto, que assina a dramaturgia em parceria com Bruna.





“Particularmente, acho impossível fazer teatro filmado, vira outra coisa. Entra mais na questão do hibridismo de linguagens: é preciso fazer coisas que não são teatro para que dê certo”, aponta Gui, referindo-se ao intercâmbio entre elementos das artes cênicas e do audiovisual, modelo em voga durante a pandemia para enfrentar a impossibilidade de sessões teatrais com a presença da plateia.

Bruna Chiaradia revela que a vontade de realizar um espetáculo solo vem de 2013, época em que começou a guardar citações, trechos de peças e fragmentos de poemas para colocar em cena futuramente.

“A peça é a costura rapsódica de textos e pequenas citações de vários autores e amigos, teatrólogos e poetas. Eles foram misturados – nem sempre de forma explícita – e remendados por mim e pelo Gui com textos autorais”, explica a atriz.




TRUPE ESTRELA

Graduada em teatro e mestre em artes da cena pela UFMG, Bruna participa, desde 2014, do coletivo Trupe Estrela, na ocupação cultural Espaço Comum Luiz Estrela, em Belo Horizonte. Atriz e dramaturga, trabalhou com os diretores Zé Walter Albinatti, da Cia. Luna Lunera, em “O caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, e Rita Clemente, nos espetáculos “Inverno” e “Antes do fim”. Também participou de projetos de Selton Mello – o filme “O palhaço” e a série “Sessão de terapia”.

 Bruna diz que atuar em produções patrocinadas e projetos independentes lhe dá a oportunidade de participar dos extremos de seu ofício.

“Me sinto privilegiada por ter acesso a dois mundos: o cinema independente e o cinema com recursos e patrocínio; um grupo de teatro com financiamento aprovado em lei e a peça que estamos fazendo agora, sem nenhum apoio.”

Para ela, o importante é a liberdade criativa. “Tenho muita sorte de estar envolvida com criadores interessados em criar e deixar os artistas criarem”, afirma.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

“CITAÇÕES”

Com Bruna Chiaradia. Direção: Gui Augusto. De quinta-feira (24/3) a sábado (26/3), às 20h; domingo (27/3), às 19h. Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (31) 3236-7400.