Jornal Estado de Minas

AUDIOVISUAL

Começa o Festival Cinelatino, vitrine de filmes latino-americanos na Europa


O Festival Cinelatino de Toulouse, que será encerrado no próximo domingo (3/4), retoma os trabalhos após dois anos de pandemia, com direito a comemoração especial: o 20º aniversário do Cine en Construcción, programa que ajudou a viabilizar 226 filmes latino-americanos. Criado em 1989 e realizado na cidade francesa, o festival é uma das vitrines mais importantes do cinema da América Latina na Europa. Doze longas-metragens competem em oito categorias.





Em vez de fornecer ajuda para a produção de um filme, o Cine em Construcción subsidia a etapa final do projeto, quando, por falta de dinheiro, não é possível terminar a montagem ou conseguir distribuí-lo. “Foi uma fórmula pioneira, criada em 2002, que depois foi adotada por inúmeros festivais”, afirma Esther Saint-Dizier, presidente honorária do Cinelatino.

Este ano, as inscrições no programa aumentaram 30% em relação a 2021. O cineasta chileno Pablo Larrain, de 45 anos, está entre os diretores beneficiados pelo projeto. Recentemente, ele lançou o elogiado “Spencer”, sobre a trajetória de Lady Di.