A professora mineira Norma Graça-Silvestre lança, nesta quinta-feira (7/4), em Belo Horizonte, o livro "Flausino Valle - Violino soberano", dedicado a dissecar a obra do maestro. O evento de lançamento acontece no foyer da Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto), às 19h.
Leia Mais
Festival de Maio apresenta obras de três compositoras de música clássicaFestival Virtuosi estreia no formato virtual e dá aula de música clássicaSérie de música clássica recebe Telo Borges e Cláudio VenturiniCD do Quarteto Boulanger, criado por mulheres, reúne peças de sete autoras
Ficou conhecido por compor um álbum de 26 prelúdios para violino-solo em estilo paisagístico brasileiro, como "Tico-tico" (1926), "Asas inquietas" (1933) e "Folquedo campestre" (1941). Ele também compôs peças para violino e piano; canto e piano; canto, piano e coro; hinos; orquestras; e música de câmara.
Além do trabalho na música, Valle publicou dois livros de poesia, "Caleidoscópio" (1923) e "Ânfora de rimas" (1928), e obras teróricas como "Elementos de folclore brasileiro" (1936) e "Músicos mineiros (1948).
Norma Graça-Silvestre foi uma das alunas de Flausino Valle no Conservatório de Música. A autora se formou e fez mestrado em piano e ópera na Alemanha. No Brasil, foi diretora artística do Palácio das Artes, em BH, e dirigiu as temporadas líricas do Teatro Nacional de Brasília.
Casada com o músico Felipe Nabuco Silvestre, considerado o maior cravista do Brasil, ela hoje é conselheira artística da empresa FAZ Arts Management NY, em Nova York.
No dia do lançamento, quem o adquirir terá 50% de desconto no ingresso para assistir ao concerto da Filarmônica de Minas Gerais em homenagem ao compositor Gilberto Mendes, com regência do maestro Fabio Mechetti e solo do violinista Randall Goosby, programado para às 20h30.