Jornal Estado de Minas

MÚSICA

Violinista Randall Goosby estreia no Brasil com Filarmônica de Minas


O violinista norte-americano Randall Goosby, que se destaca na nova geração de virtuoses, faz sua estreia no Brasil com a Filarmônica de Minas Gerais nesta quinta (7/4) e sexta-feira (8/4), às 20h30, na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto).



O jovem talento interpretará um dos mais famosos concertos do repertório para violino, o “Concerto para violino em mi menor, op. 64 de Mendelssohn”. Além dos 175 anos de morte de Mendelssohn, duas outras celebrações estão no programa – os 125 anos de nascimento de Korngold, com sua “Sinfonieta”, e o centenário de um dos símbolos da música de vanguarda brasileira, Gilberto Mendes, com a obra “Ponteio”. A regência é do maestro Fabio Mechetti.

"Pessoalmente, a música tem sido uma forma de inspirar os outros". As próprias palavras de Randall Goosby, de 24 anos,  resumem seu compromisso em ser um artista aclamado por sua sensibilidade e por sua determinação em tornar a música mais inclusiva e acessível.

O violinista se apresentou com a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Cleveland, a Sinfônica de Nashville e a Sinfônica do Novo Mundo. Em junho de 2021, lançou seu primeiro disco, intitulado “Roots”, pela Decca, uma celebração da música afro-americana que explora sua evolução do spiritual até as composições atuais.  Colaborando com o pianista Zhu Wang, Goosby criou um álbum que homenageia artistas negros pioneiros.

Os ingressos, a partir de R$ 50 (coro, terraço e mezanino), estão à venda no site da Filarmônica e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Informações: (31) 3219-9000.