(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESISTÊNCIA

Pink Floyd e cantor ucraniano se unem em música de protesto contra a guerra

Essa é a primeira canção inédita da banda britânica em 28 anos e todos os lucros com a divulgação serão revertidos em ajuda humanitária


08/04/2022 11:32 - atualizado 08/04/2022 12:40

 
Desde 1994 sem lançar novas músicas, Pink Floyd, grupo de rock britânico, se juntou ao artista ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da Boombox, para produzir um clipe de apoio à população da Ucrânia, que vive em guerra desde o ataque russo, em 24 de fevereiro. Mesclando imagens da gravação do single com trechos de protestos, o clipe conta com muitas manifestações de apoio aos ucranianos. 
 
A música se chama “Hey Hey Rise Up” e começa com uma marcha patriótica ucraniana, recitada por Andriy. O cantor já havia publicado em suas redes sociais um vídeo cantando os versos três dias após o início dos combates. O artista estava em turnê pelos Estados Unidos quando o bombardeio começou, e resolveu paralisar as apresentações para retornar ao país de origem e defendê-lo. 

“The Red Viburnum In The Meadow”, canção de protesto ucraniana, foi escrita durante a primeira guerra mundial, com o ressurgimento do nacionalismo no país. O título da faixa de Pink Floyd, “Hey Hey Rise Up”, foi retirado do último verso da marcha patriótica, e quer dizer 'Ei, ei, levanta-te e regozija-te'. Os corais de abertura da canção são do Conjunto de Dança e Canção Popular Ucraniana Veryovka. 
 
Músicos tocando, ao fundo imagens da bandeira ucraniana e do artista Andriy Khlyvnyuk em um projetor.
Videoclipe lançado no Youtube conta com mais de 2 milhões de visualizações em menos de 24h. (foto: Divulgação)
 

A capa do single mostra a flor uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, feita pelo artista cubano Yosan Leon. A arte é uma referência direta a ação da mulher ucraniana que entregou sementes de girassol para os soldados russos levarem nos bolsos e viralizou em todo o mundo. A ideia é que, quando os oficiais morressem, as flores cresceriam.  
 
Capa do single com o nome dos artistas em cores azul e amarelo, um girassol no centro e o nome da canção abaixo.
Música "Hey Hey Rise Up" é inspirada em marcha patriótica ucraniana. (foto: Divulgação)

O retorno de Pink Floyd

A última gravação inédita de Pink Floyd havia sido o álbum de estúdio “The Division Bell”, e foi o 14° disco da banda. O contato com o artista ucraniano foi feito pelo guitarrista da banda, David Gilmour, que assistiu o vídeo do artista cantando a marcha em uma praça silenciosa de Kiev e enviou uma mensagem de texto para o cantor.  
 
 
À época, Andriy Khlyvnyuk estava internado por uma lesão causada por estilhaços da guerra. Gilmour, que tem familiares ucranianos, se comoveu com a situação e decidiu escrever a música. "Toquei-lhe um pouco da canção no telefone e ele me deu a sua bênção. Ambos esperamos fazer algo em conjunto e pessoalmente no futuro", conta o guitarrista de Pink Floyd.

A decisão por converter os lucros da música em ajuda humanitária veio da vontade da banda britânica em mostrar a revolta com a guerra da Ucrânia. David Gilmour completa que "temos sentido a fúria e a frustração deste acto vil de um país democrático independente e pacífico ser invadido e ter o seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo".
 

Repercussão nas redes

O clipe já tem mais de 2 milhões de visualizações, e foi lançado há menos de 24h. No YouTube, é o 10° vídeo mais popular e procurado do momento. No Twitter, muitos fãs comemoraram o retorno da banda. “Eu, como fã de Pink Floyd, estou me tremendo de um novo som da banda depois de tanto tempo”, escreveu uma internauta em seu perfil. 

  
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)