A exposição “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, da artista plástica Rita de Souza, é atrativo no Centro Cultural UFMG. A visita é virtual e está disponível no canal do YouTube do Centro Cultural UFMG a partir de hoje (20/4).
Leia Mais
Emicida está no line-up do Festival Sarará, atração de agosto em BHVladimir Ovchinnikov refaz obras de arte apagadas pela censura na RússiaEditais Multilinguagens e BH nas Telas destinam R$ 10 milhões à culturaValorização da cultura local
O trabalho de Rita foi realizado a partir de pequenas expedições ao Mercado Central de Belo Horizonte durante suas vindas ao Brasil entre 2015 e 2018, período em que a artista fixou residência no Canadá. Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha atualmente.
A escolha da artista pelo Mercado Central de BH parte da sua busca por um olhar da cultura local de Belo Horizonte. “Considero o Mercado como esse lugar que agrega as diversas manifestações culturais que estão à nossa volta”, explica.
Memória guardada nos objetos
Os desenhos, ricos em texturas e contrastes de luz e sombra, são naturezas-mortas com foco nas mercadorias, como sacolas e peneiras de palha, cabaça, xequerê, fumos de rolo, tachos, ervas secas, pacotes de Vence Demanda e Abre Caminho, colheres de pau, manivela de pipa, estojo de couro para peixeiras, entre outros.
Rita de Souza afirma que há nelas o potencial para contar histórias e suscitar memórias pessoais. “Nesses objetos, enxergo uma relação com o nosso meio e que apesar da globalização, são objetos que eu talvez não encontraria tão facilmente em outros países. Por isso, penso neles como objetos que dizem um pouco da nossa história e dos nossos costumes”, afirma.
“Espero que as pessoas possam ter esse olhar para objetos tão simples e tão significativos ao mesmo tempo. Um olhar que valoriza o que temos de mais belo na nossa cultura. Penso também que cada pessoa diante desses desenhos possa reviver histórias e memórias conforme suas próprias vivências”, conta.
Quem é Rita de Souza
Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha atualmente. É Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com formação em 1998 e 2000 respectivamente.
Em 2018, concluiu o curso de bacharelado em História da Arte pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montréal no Canadá. Atualmente, explora a produção artística como forma poética de registro e memória.