O tema do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que chega à sua 10º edição entre 11 e 15 de maio, será 'Abolição, Independência e Literatura'.
O evento acontecerá no formato híbrido, com transmissões de diversos locais de Araxá, como: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, praças e escolas de bairros periféricos.
Mais informações sobre a programação do evento você encontra nesse link
Esse ano, o evento escolheu como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), voz pujante do universo afro-brasileiro e conhecida pela voz de uma mulher negra contra a escravidão e a subalternização do elemento negro e da mulher negra, presa à violência sexual e doméstica.
Já o escritor homenageado é o baiano Itamar Vieira Jr, considerado uma das atuais revelações da literatura brasileira dos últimos anos. Ele é autor de “Torto Arado”, vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti.
Como é tradição no Fliaraxá, os autores que arcaram com a edição das próprias obras, intituladas “independentes”, podem lançar e autografar seus livros no Festival. Segundo a organização, basta eles passarem um e-mail para info@fliaraxa.com.br e marcarem a data e a hora na livraria.
Outras informações do evento estão no site e em suas redes sociais.
Pré-Fliaraxá
Na próxima terça-feira (26/4), às 19h, no Teatro Municipal de Araxá Maximiliano Rocha (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro) será realizado um encontro entre o professor, escritor araxaense e curador da programação local do Fliaraxá 2022, Rafael Nolli e o escritor, jornalista e curador do evento, Tom Farias. A conversa acontece em formato presencial, aberto ao público e com entrada gratuita.