Por iniciativa do compositor e instrumentista Chico Amaral, que resolveu reunir alguns amigos artistas, surgiu a banda Os Distraídos, que manteve uma agenda informal de apresentações eventuais em casas noturnas de Belo Horizonte, antes da pandemia do novo coronavírus.
Leia Mais
Berico Roots anuncia gravação de canção inédita de Fernando BrantCritica social de Sabotage de volta em 'Originals demo (2002)'Marina de la Riva celebra herança cubana em 'Raices compartidas'Programação de reabertura d'A Autêntica já tem três noites esgotadasGabriel Bruce lança o EP 'Low/Live' com a participação de Aílton KrenakCircuito Cultural UFMG promoverá concerto e peça teatral nesta quarta (27)Os Distraídos são Lelo Zaneti (baixo), Wender Pereira (saxofone), Glauco Mendes (bateria), Richard Neves (piano), Valnei Fernandes (vocal), Paulinho Santos (percussão e xilofone) e Doca Rolim (guitarra). “Leve tempo” e “Lá vem o sol” são os singles que precederam “Mais uma vez”. O lançamento de um álbum cheio está no horizonte dos músicos.
“Todos nós acreditamos em um álbum, pois a história tem que ser contada. E, às vezes, ela vai caminhando por singles mesmo, dessa forma, até a hora em que a gente tiver um álbum completo”, comenta Lelo Zaneti.
A chegada dessa hora depende da conciliação das agendas dos músicos, que voltam a se encher de compromissos, passada a fase mais aguda da pandemia. “Estivemos parados por um bom tempo, por motivos mais sérios, como a pandemia. O mundo parou ali naquele momento. Essa retomada está trazendo motivação e felicidade para todos. Há uma carga emocional muito saudável, com todo mundo radiante”, afirma o baixista do Skank.
GRAVADORA
Zaneti acredita que, a partir de agora, a banda terá oportunidade de mostrar o que é e o que ela pode ser no futuro. “Acho que é um processo natural”, comenta. Ele incentivou a banda a investir num trabalho autoral. Ao lado de Cris Simões e Pedro Said, o baixista assina a produção do single, que sai pela gravadora e editora Pacific Records, com a qual a banda fechou contrato.“Mais uma vez” traz a participação do cantor e empresário da noite Paco Pigalle, fazendo uma narração em homenagem à salsa, à rumba e ao mambo. A letra da música é do cantor e artista plástico César Maurício e a melodia, de Zaneti.
A canção homenageia sobretudo “os ritmos caribenhos dos anos 1950 que rodaram o mundo”, diz. “Muitos tinham essa influência, até mesmo bandas como os Beatles fizeram coisas suingadas e com algo meio eletrônico, no início da carreira.”
CLIPE
Fiel ao clima da tradicional dança de salão que a música evoca, o clipe foi gravado em Trancoso, na Bahia, com a presença do casal de dançarinos Sidharta e Dani. O cenário é radicalmente diferente do escolhido para o single anterior.“Lá vem o sol” contou com a cantora norte-americana naturalizada brasileira Julia Wheaton. Como Julia mora em Minneapolis, nos Estados Unidos, o clipe, tem uma floresta gelada como cenário. Já “Leve tempo”, lançado na fase mais aguda da pandemia, foi feita “com arranjos de quadrinhos de imagens”, conforme descreve Zaneti.
O músico, aliás, espera que a pandemia deixe algum legado positivo para o mundo. “Legado de algumas coisas que, às vezes, a gente vai entender mais tarde. Não deve haver somente coisas negativas, deve haver um contingente filosófico de boas atitudes e de jogar luz no que é realmente relevante, importante, no sentido mais humano.”
VOCAIS
Surgida com a proposta de “reunir amigos e fazer um grande som para tocar na noite e em outros lugares”, a banda Os Distraídos percebeu com o tempo “a urgência de ter também um vocal”. E foi aí que Valnei Fernandes se incorporou ao grupo.“Chico Amaral até brincou: ‘Gosto do Valnei porque ele não canta, grita’. E Valnei entrou, compondo muito bem, tirando a sobrecarga de música instrumental e traduzindo para uma coisa cantada que também tem seu apelo popular”, comenta Zaneti.
O resultado é o que se poderá ouvir em “Mais uma vez”, a partir da próxima sexta.
“Mais uma vez”
(César Maurício e Lelo Zaneti)
Amores, amores
¿Cómo sería da vida sin amores?
Más una vez
Um tango um samba não sei
Meu desabafo de amor
Me beije mais uma vez
E fique até amanhã
se não me querias por que veio aqui
encher meu peito com ilusões
se palavras dizem tanto assim
por que ouço os seus olhos mentir
Un tango un samba, no lo sé
Mi arrebato de amor
Besame una vez más
Y quedate hasta manãna
Sempre te vi dançar solta assim
Você bem saber rodar no salão
Fazendo graça dançou e sorriu
Deixando em festa o meu coração
Um tango um samba não sei (Si tu no me querias)
Meu desabafo de amor (¿por qué viniste aqui?)
Me beije mais uma vez (a llenar mi pecho de ilusiones)
E fique até amanhã
se não me querias por que veio aqui
encher meu peito com ilusões
se palavras dizem tanto assim
por que ouço os seus olhos mentir
Siempre te he visto
Bailar asi suelta
Tu sabes y corre en el salon
Haciendo com gracia
Bailadas Y sonreias
Dejando mi corazón en celebración
Sempre te vi dançar solta assim
Você bem saber rodar no salão
Fazendo graça dançou e sorriu
Deixando em festa...
Se não me querias por que veio aqui
Encheu meu peito com ilusões
E palavras dizem tanto assim
Porque ouço seus olhos mentir
Porque ouço seus olhos mentir