Wagner Moura em sua primeira série desde que viveu Pablo Escobar em “Narcos”. “Iluminadas”, produção em oito episódios que estreia nesta sexta (29/4) no Apple TV+, tem esse e outros atrativos. Elisabeth Moss (“The handmaid 's tale”) é a protagonista e uma das produtoras-executivas – essa função, vale dizer, é dividida com ninguém menos do que Leonardo DiCaprio.
Adaptação do romance homônimo da autora sul-africana Lauren Beukes (a Intrínseca relança agora o livro no Brasil, por causa da adaptação televisiva), é um misto de thriller, drama e ficção científica.
O cenário é Chicago. Kirby Mazrachi (Moss), arquivista do jornal Chicago Sun Times, é praticamente invisível para os colegas. Suas antigas ambições jornalísticas foram interrompidas depois de passar por um episódio traumático.
IDENTIDADE
Quando ela descobre que um assassinato recente tem paralelos com seu próprio caso, procura o experiente, porém problemático, jornalista Dan Velázquez (Moura) para descobrir a identidade de quem a atacou.Ao perceberem que os dois casos estão intimamente ligados, os traumas pessoais da dupla e a visão confusa da realidade de Kirby permitem que o agressor fique sempre um passo à frente da investigação.
Esse é Harper Curtis (Jamie Bell), um criminoso que consegue viajar no tempo. Por isso comete crimes e nunca é preso. Muitos anos antes da trama principal, ele invade uma casa abandonada e descobre que, uma vez dentro dela, a pessoa pode ser transportada para outro período da história.
É também nessa casa que ele se depara com nomes de garotas que brilham diante de seus olhos. Decide então encontrar essas “meninas iluminadas” e matá-las. Kirby foi uma de suas vítimas – só que, diferentemente das demais, escapou da morte.
“ILUMINADAS”
• Série em oito episódios na Apple TV . Os três primeiros estreiam nesta sexta (29/4); os demais serão lançados semanalmente