Jornal Estado de Minas

ARTES VISUAIS

''Serrapilheira'': destruição e resistência em 27 imagens do Brasil



O Brasil eternamente verde, tradicionalmente representado por artistas viajantes ao longo dos séculos, dá lugar à devastação em “Serrapilheira”, exposição de Raul Leal que será inaugurada nesta terça-feira (3/5) na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários).



A mostra e apresenta 27 fotografias em papel e em madeira, registrando imagens sobrepostas de árvores secas e solitárias, que se mantêm resilientes na natureza sofrida dos arredores de Miracema, no Rio de Janeiro, e a catalogação de mudas de espécimes sobreviventes, que ainda podem reflorestar o deserto naquela região fluminense.  O nome da mostra faz referência à camada de material orgânico ou de decomposição que se deposita no solo das florestas.

A série de fotos “Ventania” apresenta uma região afetada pela cultura do café e extração da madeira. Algumas dessas áreas já foram locais de preservação, mas, hoje, passam por processo de desertificação, onde é possível ver pura terra vermelha – retrato da vulnerabilidade e das agressões sofridas ao longo dos anos.

Já na série “Rebento”, o artista documenta o que seria a possibilidade de reconstrução dessa paisagem.  Cada obra está ligada à catalogação de mudas de árvores, plantadas pelo próprio artista nessas regiões degradadas.
 
Na abertura da exposição, às 19h de hoje, será realizado bate-papo ao vivo com o artista. A mostra pode ser visitada até 19 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações: www.casafiatdecultura.com.br.