Jornal Estado de Minas

LANÇAMENTOS

Filmes de destaque em Cannes e clássicos do cinema chegam ao streaming

O ator Franz Rogowski no premiado "Great freedom", que estreia nesta sexta (6/5), na Mubi (foto: Mubi/divulgação)

Neste mês de maio, plataformas de streaming programaram agenda diversificada de lançamentos de cinema, oferecendo produções contemporâneas, que têm atraído a atenção nos últimos meses, e clássicos da sétima arte.




 
Em comemoração ao Festival de Cannes, que ocorrerá entre os dias 17 e 28, a Mubi apresenta retrospectiva especial. A grande estreia está prevista para a próxima sexta-feira (6/5): “Great freedom” (2021), filme de Sebastian Meise sobre a história de Hans (Franz Rogowski), gay na Alemanha do pós-guerra, preso devido a sua orientação sexual. O longa ganhou o prêmio do júri da mostra “Um certo olhar”, de Cannes, no ano passado.
 
O catálogo oferece também sucessos recentes do evento francês, como “Deception” (2021), de Arnaud Desplechin, e “Sycorax” (2021), de Lois Patiño e Matías Piñero. O primeiro estreia no dia 20, enquanto o outro está programado para o dia 30.
 
 

JOACHIM TRIER

Ao longo do mês, a plataforma dá continuidade ao especial dedicado ao diretor norueguês Joachim Trier, exibindo a segunda parte de sua celebrada “Trilogia de Oslo”, que tem início com “Começar de novo” (já disponível), de 2006, e continua com “Oslo, 31 de agosto” (2011), que chega na Mubi no próximo sábado (7/5).




 
Recém-saído das salas de exibição, “A mulher de um espião” (2020), de Kyioshi Kurosawa, é atração a partir de 27 de maio. O drama histórico japonês se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é centrado na esposa que começa a suspeitar que o marido pode ser espião dos Estados Unidos.

Trama do japonês "A mulher de um espião" se passa durante a Segunda Guerra (foto: Mubi/divulgação)


No Star+, as novidades vão agradar os cinéfilos de plantão. Estão disponíveis clássicos da era de ouro de Hollywood como “Os homens preferem as loiras” (1953), “A luz é para todos” (1947), “O pecado mora ao lado” (1955), “Love me tender” (1956), “Tarde demais para esquecer” (1957) e “Warlock – Minha vontade é lei” (1959).

OSCAR

Após estrear nas salas de cinema e na Mubi, “Drive my car” (2022), de Ryusuke Hamaguchi, produção japonesa vencedora do Oscar de melhor filme internacional, chega ao Now.

O longa faz parte do especial “Pérolas do Oscar de Filme Internacional” junto de “A felicidade das pequenas coisas” (2022), de Pawo Choyning Dorji; “Quo vadis, Aida?” (2021), de Jasmila Zbanic; “Os miseráveis” (2019), de Ladj Ly; “Cafarnaum” (2019), de Nadine Labaki; “Guerra Fria” (2018), de Pawe Pawlikowski; “Corpus Christi” (2019), de Jan Komasa; e “Assunto de família” (2019), de Hirokazu Koreeda.



Vencedor do Oscar de filme internacional este ano, "Drive my car" agora está na NET (foto: Net/reprodução)

 
 

EM CARTAZ

MUBI

“Great freedom”

. Estreia em 6 de maio

 

“Oslo, 31 de agosto”
. Estreia em 7 de maio

“Deception”
. Estreia em 20 de maio

“A mulher de um espião”
. Estreia em 27 de maio


“Sycorax
. Estreia em 30 de maio

 

STAR

Já disponíveis

“Os homens preferem as loiras”


“A luz é para todos”


“O pecado mora ao lado”


“Love me tender”


“Tarde demais para esquecer”


“Warlock: Minha vontade é lei”

NOW


Já disponíveis

“Drive my car”


“A felicidade das pequenas coisas”


“Quo vadis, Aida?”


“Os miseráveis”


“Cafarnaum”


“Guerra fria”


“Corpus christi”


“Assunto de família”