O caso de cegueira do integrante da banda Black Eyed Peas, Allan Pineda Lindo, mais conhecido como Apl.de.ap, intrigou toda internet, afinal, muitas pessoas não tinham a mínima noção de que o rapper é deficiente visual. Mas como ele, outros artistas PCDs também já se pronunciaram em relação a suas condições. RJ Mitte, Dave Grohl, Cláudia Rodrigues, Tom Cruise e Whoopi Goldberg são alguns deles.
Apl sofre de um alto grau de nistagmo, uma doença caracterizada por oscilações involuntárias nos olhos, fazendo com que ele enxergue apenas vultos. Mas isso certamente não foi um empecilho para o cantor, que faz muito sucesso com o grupo BEP, inclusive, dança muito bem.
Outro artista talentosíssimo no ramo musical é o vocalista da banda Foo Fighters, Dave Grohl. Muitos não sabem, mas o músico revelou que há 20 anos usa a técnica de leitura labial para se comunicar com as pessoas. O rockeiro, ex-Nirvana, é surdo e tem dificuldades de ouvir os outros em lugares públicos.
O jovem ator RJ Mitte fez participações em séries como Hannah Montana, mas ficou famoso por interpretar Walter White Jr. na série "Breaking Bad". Na trama, seu personagem tinha paralisia cerebral, a mesma condição que o ator tem, desde seu nascimento. O dano cerebral permanente foi desencadeado por complicações no parto.
Por outro lado, a humorista brasileira Cláudia Rodrigues foi diagnosticada com Esclerose Múltipla no ano de 2000, quando estava com 30 anos. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. Marcada como Marinete de "A Diarista", a atriz interrompeu sua carreira em 2014 para se dedicar à recuperação da esclerose, que pode causar surtos de dormências no corpo, podendo levar a disfunções cognitivas e à interrupção dos movimentos e dificuldades para enxergar.
Ao contrário do que muitos pensam, a deficiência de aprendizagem conhecida como dislexia não é sinônimo da insuficiência intelectual. O transtorno genético dificulta a decodificação de símbolos podendo atrasar a aprendizagem da escrita e da leitura, no entanto, de maneira alguma compromete o desenvolvimento e a possibilidade de sucesso, prova disso são Tom Cruise e Whoopi Goldberg, atores renomados que quando mais novos foram diagnosticados com a doença.
De outro modo, outros artistas têm condições que podem surpreender. Paul Stanley, guitarrista e vocalista da banda Kiss, nasceu com uma deformidade que faz com que suas orelhas sejam menores que o comum. A doença se chama Microtia e, assim como o ator e diretor Rob Lowe, que não consegue ouvir nada no ouvido direito, Stanley tem dificuldades para escutar.
Já Frida Kahlo, famosa pintora mexicana, tinha uma perna mais fina que a outra, pois aos 6 anos contraiu poliomielite, que acabou afetando seus membros inferiores.