A vitória da Ucrânia no concurso musical Eurovision mostra o "imenso apoio" ao país desde a invasão iniciada pela Rússia, afirmou neste domingo o secretário-geral adjunto da Otan, Mircea Geoana.
"Gostaria de parabenizar a Ucrânia por ter vencido o Eurovision e isso não é algo que estou fazendo de forma leviana, porque nós vimos ontem o imenso apoio do público" afirmou o funcionário da Otan antes da reunião de ministros das Relações Exteriores da Aliança em Berlim.
Kalush Orchestra
O grupo de rap ucraniano Kalush Orchestra confirmou o favoritismo com que chegou ao evento vencendo o Eurovision 2022. Para além da solidariedade de guerra, a música “Stefania”, com a qual concorreu, foi composta em homenagem à mãe do líder da banda e se tornou uma canção de referência nacional à pátria-mãe ucraniana, conquistando o público em Turim e no resto do continente, de onde votaram por telefone, SMS ou pelo aplicativo oficial do concurso.
"É uma proposta muito interessante... Ela acabou virando uma coisa maior. A mãe entendida como a pátria, as suas origens, o seu pertencimento. Ela acabou extrapolando muito o significado inicial que tinha. Eles se apresentaram durante a semana na Eurovillage, que seria uma espécie de fan fest aqui e foi uma coisa de louco. Muita gente com bandeira da Ucrânia. Teve o tapete vermelho na cerimônia e eles ficaram umas três, quatro horas dando entrevista para todo mundo, falando para todo mundo. Eles têm uma proposta musical muito interessante", comentou o jornalista brasileiro Leonardo Bertozzi.