Jornal Estado de Minas

ARTES VISUAIS

'Cosmopolíticas' reúne imagens do Festival de Fotografia de Tiradentes


Imagens que foram expostas no Festival de Fotografia de Tiradentes estão reunidas na mostra “Foto em Pauta – Cosmopolíticas”, em cartaz na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais  (Avenida Afonso Pena, 737, Centro),  a partir desta quarta-feira (1º/6).




 
Com curadoria de Pedro David, João Castilho e Eugênio Sávio, a mostra reúne fotos de 12 brasileiros com temáticas que remetem a corpos, ausências e territórios.

O público vai conferir fotos de Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.
 
O eixo temático cosmopolíticas foi cunhado pela filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers. A ideia de cosmopolítica vem da tentativa de politizar o fazer científico, dando espaço a teorias que por vezes foram desconsideradas por estudos tradicionais. A desqualificação de diferentes formas de abranger a natureza – como a magia, por exemplo – é confrontada.
 
O pensamento cosmopolítico recomenda levar a sério, discutir e, acima de tudo, problematizar a ciência moderna, reconhecendo a existência de diferentes formas de se enxergar o mundo. A CâmaraSete funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 21h, com entrada franca.  Informações: (31) 3236-7400.