Com repertório autoral e de outros compositores, Tadeu Franco e Felipe Bedetti apresentam o show “Parceiragem” nesta quinta-feira (2/6), no Teatro da Assembleia. Vão cantar músicas de Celso Adolfo, Gonzaguinha, Tavinho Moura e Gonzagão, além de hits da Jovem Guarda.
Tadeu aproveita para lançar o single “Lixo na praça”, adaptação do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira (1886-1968). Segundo ele, o show transita pelo universo do rico cancioneiro do Brasil, mas sempre trazendo a mineiridade nas harmonias e nos ritmos.
“A gente propõe o requinte musical aliado à experiência e à jovialidade”, diz Tadeu, que promete para esta noite dois destaques de seu repertório: “Nós dois” (Celso Adolfo) e “Esperando a feijoada” (parceria dele com Heraldo do Monte).
MILTON E BETO
O Clube da Esquina, aliás, foi importante para a carreira de Tadeu Franco. “Gravei com Milton Nascimento, conheci o Beto Guedes e até chegamos a fazer uma canção juntos, ‘Companheira’”, diz ele, citando também a influência da Banda de Pau e Corda e de Gonzagão sobre seu trabalho.
Tadeu guarda as lições “clubísticas” tanto de harmonia quanto de parceria. “Fui conhecendo vários músicos e aprendendo com eles um acorde aqui, outro ali, além de lidar com o espírito de colaboração que a turma do Clube da Esquina tinha”, relembra.
Compartilhar experiências também faz parte da relação de Tadeu Franco, de 64 anos, com Felipe Bedetti, de 22. “Encontrei um garoto com a compreensão de dividir as canções e o palco, sem qualquer problema. Ele faz a parte dele, faço a minha e depois fazemos algo juntos. É muito bacana”, diz o veterano, destacando a influência da música mineira no trabalho do jovem companheiro.
O show desta noite é exemplo desse espírito de troca. “Felipe entra com a onda dele, cantando coisas de que gosta, além de músicas autorais. Eu entro fazendo música mais alegre, digamos assim. É uma mudança que resolvi adotar para poder alegrar um pouquinho a minha onda”, revela Tadeu.
A nova fase do cantor vai ao encontro de apresentações em praças públicas, por exemplo. “Show de voz e violão, às vezes, perde muito espaço, pois alguns dizem: a música desse cara não combina com o evento. Então, pensei: vou fazer música mais alegre para poder tocar em parque de exposição e praças públicas”, conta.
VOZ E VIOLÃO
O projeto “Parceiragem” prioriza o formato voz e violão. Felipe diz que se trata do encontro de gerações – afinal, os dois têm 44 anos de diferença. “Cada um fará um pouco de seus projetos solo, parcerias e releituras. Será um show de duas vozes e dois violões, mas para cima”, adianta Bedetti.Recentemente, o jovem cantautor lançou o álbum solo “Afluentes” nas plataformas digitais. “Agora, é trabalhar o disco e circular com ‘Parceiragem’ pelo Brasil. É um show de parceria, aquela coisa de somar”, completa Bedetti.
“PARCEIRAGEM”
Show de Tadeu Franco e Felipe Bedetti. Nesta quinta-feira (2/6), às 19h, no Teatro da Assembleia. Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. Entrada franca. Informações:(31) 2108-7827