Prometendo dar roupagem inédita a repertório superconhecido da música mineira, o sexteto de cordas DoContra e o grupo Amaranto se apresentam neste domingo à noite, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Será um “concerto à luz de velas”, como o show foi batizado.
O repertório vai reunir “Caçador de mim” (Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá), “Todo azul do mar” (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos) e “Para Lennon e McCartney” (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), entre outros hits.
“É muito legal a roupagem elegante e sofisticada dos arranjos que só o DoContra tem. É a nossa identidade, a nossa característica são arranjos superarrojados, diferenciados dos demais grupos orquestrais”, diz Neto Bellotto. “A gente transita entre o clássico e o popular, mas não é aquela coisa ali no fundo, tocando notas longas, acompanhando artistas.”
Flávia Ferraz, cantora do Amaranto, elogia tanto os arranjos quanto a execução do sexteto. “São músicos de alto nível com seus instrumentos de cordas. Orquestra é coisa muito complexa, principalmente a afinação”, diz.
Amaranto e DoContra já se apresentaram outras vezes. “Fomos chegando ao que o público mais gosta e o repertório ficou lindo. Ele é montado para a pessoa se sentar, cantar e se sentir abraçada pelos grupos”, explica Neto.
O cantor ressalta a contribuição especial do Amaranto, formado pelas cantoras mineiras Flávia, Lúcia e Marina Ferraz. “A gente está superfeliz em trazer as meninas para o palco. Achei que precisávamos abrir mais vozes. Quem for ao teatro vai se emocionar muito, pois verá um espetáculo que ainda não foi apresentado em BH”, reforça.
A ideia, agora, é gravar o show na Casa da Ópera, em Ouro Preto, inaugurada em 1770 e considerada o teatro mais antigo das Américas. “Lá vai combinar mais com o lance das velas. Fica algo mais intimista”, diz o cantor.
QUARTETO EM CENA
Flávia Ferraz conta que o Amaranto fez arranjos para algumas músicas. “O Neto está no vocal principal quase todo o tempo, mas há canções apenas com a gente. Em outras, funcionamos como quarteto, o jeito que mais gostamos quando tem show em parceria”, afirma. “A gente precisou ensaiar só com o Neto para irmos ajeitando tudo, abrindo vozes e contracanto. Vamos participar de oito músicas.”O sexteto DoContra é formado por Neto Bellotto (contrabaixista, violonista e cantor), Gilberto Paganini (viola), Wallace Mariano (contrabaixo), Jovana Trifunovic (violino), Lina Radovanovic (violoncelo) e Valentina Gostilovitch (violino). O grupo se propõe a divulgar a música erudita, transitando pelo universo popular e outras linguagens artísticas.
DOCONTRA CONVIDA AMARANTO
Neste domingo (5/6), às 19h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Informações: (31) 3516-1360.