Jornal Estado de Minas

TELEVISÃO

Mostra no Canal Brasil lembra os 115 anos de Dercy Gonçalves



Dercy Gonçalves completaria 115 anos em 23 de junho. O Canal Brasil exibe filmes estrelados pela atriz, que vão ao ar às quartas-feiras, sempre às 13h45. “Cala a boca, Etelvina” (1959) será exibido hoje (8/6). Com direção de Eurides Ramos e Hélio Barroso, o longa mostra um criador de jacarés de Mato Grosso que viaja para visitar parentes e confunde a empregada deles com a mulher de seu sobrinho. Chamada Etelvina, ela não desfaz o erro e causa muitas confusões no papel de "patroa". A história se complica ainda mais quando o tio decide ficar mais tempo na casa do que o esperado.



No longa “A grande vedete” (1958), de Watson Macedo, que será exibido em 15/6, a saudosa atriz é Janete, veterana e decadente estrela do teatro musicado que decide interpretar a mocinha da peça escrita pelo noivo de uma das coristas de sua companhia. Durante os ensaios, a vedete se apaixona pelo escritor e faz de tudo para conquistá-lo.

Para encerrar a programação, “Se meu dólar falasse…” (1970) tem direção de Carlos Coimbra e Dercy no papel de Bisisica, dona de boutique que fica em apuros quando joga, distraidamente, US$ 15 mil no lixo. Um grupo de mendigos acha o dinheiro e, claro, quer mudar de vida por causa dele.