Nesta quinta-feira (16/6), estreia nos cinemas o longa francês Aline - A voz do amor, dirigido e protagonizado por Valérie Lemercier. Aline é, na verdade, o nome ficcional que Lemercier escolheu para contar a história da cantora canadense Céline Dion.
Fascinada pela biografia da artista nascida em uma numerosa família (são 14 irmãos) de poucos recursos que se tornou mundialmente famosa, Lemercier decidiu abordar tanto os desafios da carreira quanto a vida amorosa da cantora. A atriz e diretora assina o roteiro junto com Brigitte Buc. O ator Sylvain Marcel interpreta o marido de Aline Dieu.
Numa decisão ousada, Valérie Lemercier vive Aline Dieu no filme desde a infância até o estrelato. Ela recorreu à dublagem para as diversas cenas musicais, em que Aline canta alguns dos maiores sucessos de Céline.
O filme recebeu nove indicações ao César, a premiação nacional do cinema francês, e Valérie Lemercier levou o troféu de melhor atriz. Aline - A voz do amor entra em cartaz no cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com sessões às 16h e às 20h20, e no Cineart Ponteio, às 16h10 e 21h10.