(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTA JUNINA

Everton Coroné anima o último dia do Arraial do CCBB, na Praça da Liberdade

Músico mineiro e seu trio prometem quadrilha e muito forró pé de serra neste domingo (26/6). Às 15h, tem aula de dança com Vito Julião


26/06/2022 04:00 - atualizado 26/06/2022 08:17

Músico Evérton Coroné sorri
Everton Coroné promete resgatar a alegria do forró de são-joão em arrasta-pé no CCBB (foto: Daniel Gosling/Divulgação)


Termina neste domingo (26/6) o Arraial do CCBB-BH, que leva a tradicional festa junina para a Praça da Liberdade. Das 11h às 21h, o público vai se divertir em barraquinhas com comidas, bebidas e brincadeiras, aprender a dançar forró com Vito Julião e cantar com o Everton Coroné Trio, formado por Everton Coroné (acordeom), Robson Júnior (zabumba) e Babu Xavier (percussão).

O trio vai tocar forró pé de serra, lembrando a importância de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, “mestres que ensinaram a gente daqui de Minas Gerais a fazer um forró”, diz Everton. O músico destaca que o trio apresentará também canções das bandas forrozeiras da atualidade, como Falamansa, além de seu trabalho autoral.

Independente

Em 2013, o grupo gravou o disco independente “Na trilha do sol” em Belo Horizonte, trabalho que o levou a se apresentar na Europa em 2014 e 2015.

O show deste domingo comemora a volta das festas juninas presenciais. “Esta época é maravilhosa para o forrozeiro, de modo geral, e para o povo nordestino do sertão, do interior. É o período da colheita, da fartura, da fogueira e dos sons”, comenta. “Vamos trazer a quentura do são-joão.”

O repertório de Coroné terá músicas do disco “Na trilha do sol” e alguns clássicos do forró. “Aquela coisa do pé de serra, de Luiz Gonzaga, vamos visitar esse lugar. A gente faz também o momento quadrilha, com arrasta-pé, músicas tradicionais do período. E releituras de canções da MPB, principalmente de nordestinos como Djavan, que a galera canta muito.”

Everton comenta que gosta “de pisar em vários lugares”, é artista múltiplo. “No momento, estou em cartaz com o grupo Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro, com ‘Jacksons do Pandeiro, uma homenagem sincopada’. No mês que vem, a gente faz São Paulo e Petrópolis. No segundo semestre, lanço um disco fora do forró, 'Certas manhãs de outono', com 12 faixas autorais”, informa.

Coroné diz que seu trabalho sem o trio é “meio cantautor setentista”, inspirado em Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil. “Meu novo álbum tem reggae, samba, psicodelia e uma pitada rock and roll. Extravaso minhas coisas para além do forró”, diz.

"Vamos fazer um show que vai esquentar este friozinho que está aí"

Everton Coroné, sanfoneiro


Elogio

O músico elogia o “arraiá” que o Centro Cultural Banco do Brasil montou em BH, dando destaque a artistas da cena forrozeira da capital.

“Esse espaço valoroso está recebendo o forró, eles estão fazendo tudo com muita delicadeza e cuidado. Isso é muito legal. Acredito que vários forrozeiros nunca entraram lá no CCBB. Muitos estão animados”, conta. “Vamos fazer um show que vai esquentar este friozinho que está aí.”

ARRAIAL DO CCBB-BH

Neste domingo (26/6), das 11h às 21h. Aula de forró, das 15h às 17h. Show do Everton Coroné Trio, das 17h às 19h. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Entrada franca. Informações: (31) 3431-9400.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)