Detida numa ampla renovação no corpo de integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que elege os filmes do Oscar, a entidade definiu a entrada de mais 400 nomes entre o corpo de jurados que ultrapassa os 10 mil integrantes. Entre os brasileiros, há nomes como o de Wagner Moura e de Fabiano Gullane, que entraram recentemente, e, agora, juntam-se a gaúcha Sara Silveira (Trabalhar cansa e Vazante) e Bruno Barreto.
Leia Mais
Cinema mineiro é tema de mostra no Cine Humberto Mauro a partir de amanhãDia do cinema brasileiro: 8 filmes para assistir
Na nova composição dos integrantes, pesaram porcentagens como 44% das vagas serem reservadas a mulheres, além de uma ampla porcentagem apontar para uma maior diversidade étnica e 50% dos novos integrantes morarem fora dos Estados Unidos. Entre os 71 antigos indicados pela entidade, brota o nome do brasileiro Bruno Barreto (de O que é isso, companheiro?, que recebeu indicação ao Oscar de melhor filme internacional, e ainda o fenômeno nacional Dona Flor e seus dois maridos.