Ouro preto, Região Central de Minas Gerais, completa 311 anos na próxima sexta-feira (8/7), mas quem ganha o presente são os moradores e turistas.
Além dos shows gratuitos que acontecerão durante o fim de semana, o público poderá voltar a visitar o Museu Casa dos Contos, um dos principais pontos turísticos da cidade, e o melhor, de graça.
"A reabertura do museu restitui o valor de uso do imóvel à comunidade e à população, conferindo a possibilidade de o visitante significar e ressignificar o espaço e o acervo público histórico", afirma Leonardo Lopes, gestor da Casa dos Contos.
Museu Casa dos Contos
Construído entre os anos de 1782 e 1784 para ser a residência e "Casa dos Contratados" de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas Gerais, o casarão fica localizado no Centro Histórico da cidade e se destaca por sua imponência e beleza.
Leia Mais
Com orçamento reduzido, Festival de Inverno de Ouro Preto será realizadoPato Fu adia estreia de show com Orquestra Ouro Preto por causa de COVIDOuro Preto oferece festivais culturais durante o invernoShow de despedida do Skank em Ouro Preto tem gritos de 'Fora Bolsonaro'Museu do Ipiranga reabre hoje com Villa-Lobos e 800 convidadosTradicional banda musical de Minas Gerais recupera documentos do século 19Ouro Preto completa 311 anos: veja 10 lugares para se visitar na cidadeO casarão, com projeto de edificação atribuído ao mestre Antônio de Souza Calheiros, foi um local importante durante a Inconfidência Mineira, pois recebeu tropas do vice-rei, em 1789 e serviu como cárcere para os inconfidentes, dentre eles Álvares Maciel, Luiz Vieira da Silva, Padre Rolim e Cláudio Manuel da Costa, sendo este último encontrado morto em sua cela.
A partir de 1792, o prédio também foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, tendo saído daí o nome ‘Casa dos Contos’.
Durante o século XX, o local funcionou também como sede de diferentes órgãos públicos.
No ano de 1973, a Casa dos Contos foi completamente restaurada e retornou ao Ministério da Fazenda.
Atualmente, a Casa dos Contos abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos.
No local, é possível encontrar a valiosa "Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto”, composta por mais de 2 mil exemplares raros, exposições documentais numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil entre diversas outras mostras culturais que, junto ao mobiliário do século XVIII e à singular arquitetura, compõem um rico acervo.
Um acervo de obras contemporâneas também pode ser encontrado. E quem quiser uma linda vista do Centro Histórico de Ouro Preto poderá se deliciar com a bela vista do mirante instalado.
Visitação
A Casa dos Contos estará aberta para visitação de terça a sábado, de 10h às 16h, e no domingo, de 10h às 14h.
Para visitas em grupos com mais de 20 pessoas, é preciso agendar previamente pelo email casa.dos.contos@economia.gov.br. A entrada é gratuita.