Ouro preto, Região Central de Minas Gerais, completa 311 anos na próxima sexta-feira (8/7), mas quem ganha o presente são os moradores e turistas.
Além dos shows gratuitos que acontecerão durante o fim de semana, o público poderá voltar a visitar o Museu Casa dos Contos, um dos principais pontos turísticos da cidade, e o melhor, de graça.
"A reabertura do museu restitui o valor de uso do imóvel à comunidade e à população, conferindo a possibilidade de o visitante significar e ressignificar o espaço e o acervo público histórico", afirma Leonardo Lopes, gestor da Casa dos Contos.
Museu Casa dos Contos
Construído entre os anos de 1782 e 1784 para ser a residência e "Casa dos Contratados" de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas Gerais, o casarão fica localizado no Centro Histórico da cidade e se destaca por sua imponência e beleza.
Em 1820 e 1821, a construção ganhou prolongamento do lado direito da edificação e foi acrescido o piso superior da ala do córrego, onde passou a funcionar a Casa de Fundição, até então alojada nas dependências do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes.
O casarão, com projeto de edificação atribuído ao mestre Antônio de Souza Calheiros, foi um local importante durante a Inconfidência Mineira, pois recebeu tropas do vice-rei, em 1789 e serviu como cárcere para os inconfidentes, dentre eles Álvares Maciel, Luiz Vieira da Silva, Padre Rolim e Cláudio Manuel da Costa, sendo este último encontrado morto em sua cela.
A partir de 1792, o prédio também foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, tendo saído daí o nome ‘Casa dos Contos’.
Durante o século XX, o local funcionou também como sede de diferentes órgãos públicos.
No ano de 1973, a Casa dos Contos foi completamente restaurada e retornou ao Ministério da Fazenda.
Atualmente, a Casa dos Contos abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos.
No local, é possível encontrar a valiosa "Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto”, composta por mais de 2 mil exemplares raros, exposições documentais numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil entre diversas outras mostras culturais que, junto ao mobiliário do século XVIII e à singular arquitetura, compõem um rico acervo.
Um acervo de obras contemporâneas também pode ser encontrado. E quem quiser uma linda vista do Centro Histórico de Ouro Preto poderá se deliciar com a bela vista do mirante instalado.
Visitação
A Casa dos Contos estará aberta para visitação de terça a sábado, de 10h às 16h, e no domingo, de 10h às 14h.
Para visitas em grupos com mais de 20 pessoas, é preciso agendar previamente pelo email casa.dos.contos@economia.gov.br. A entrada é gratuita.