Jornal Estado de Minas

AUDIOVISUAL

Netflix lança "Agente oculto" com ambição de criar universo cinematográfico


Um orçamento de US$ 200 milhões, os irmãos Russo (Anthony e Joe) na direção, e um elenco estelar, encabeçado por Ryan Gosling e Chris Evans. Com estreia nesta sexta (22/7), na Netflix, “Agente oculto” tem muitas armas para se tornar o blockbuster da temporada – do streaming, claro, já que é a produção mais cara produzida pela plataforma em 2022.



O filme foi adaptado do livro homônimo de Mark Greaney, escritor americano, discípulo de Tom Clancy, que também já escreveu algumas histórias de Jack Ryan. O título original, que deu origem à franquia que já conta com 11 títulos, acabou de ser lançado no Brasil pela Globo Livros.    
O personagem-título é Courtland Gentry (Gosling), codinome Sierra Seis, cuja verdadeira identidade ninguém conhece. Arrancado de uma penitenciária federal e recrutado como mercenário, ele se torna homem de confiança da CIA. 



Entra em ação quando a agência não consegue operar seguindo os meios usuais. Um dia, por acidente, descobre segredos comprometedores. Por conta disso, acaba se tornando o alvo de Lloyd Hansen (Evans), ex-agente da CIA que oferece uma recompensa por sua cabeça. 

Elenco

Ao lado da dupla de protagonistas desfila um grupo do primeiro time de atores e atrizes. Ana de Armas é a agente Dani Miranda, que surge para ajudar Gentry, mas que demonstra ambiguidade. Billy Bob Thornton vive Donald Fitzroy, o ex-mentor de Gentry que deixou a direção da CIA, posto hoje ocupado por Denny Carmichael, um dos primeiros papéis no cinema de Regé-Jean Page, revelado na primeira temporada da série “Bridgerton”.






Wagner Moura tem um papel pequeno na trama, como Laszlo Soza, um homem que é procurado por Gentry. O brasileiro perdeu quase 20kg para o papel. Para a caracterização do personagem, que tem um aspecto meio estranho, também usou próteses.

“Esta é uma história moderna. (James) Bond tem aproximadamente 60 anos e (Jason) Bourne, 20. Este filme está conectado de diferentes maneiras com problemas que estão ocorrendo no mundo agora. O protagonista é muito existencial, mas bastante engraçado. Acabamos descobrindo que ele combina com nosso senso de humor”, afirmou Joe Russo na coletiva mundial de imprensa.

O thriller de espionagem é o primeiro filme de ação que os Russo dirigem desde “Vingadores: Ultimato” (2019). Depois de viver por tantos anos o Capitão América, Chris Evans disse que é sempre “mais divertido” interpretar um vilão. “Você tem um pouco mais de liberdade, ganha muito mais piadas. Mas, sem os Russos e o relacionamento que temos, não sei se a experiência teria sido tão recompensadora.”



Gosling contou que teve que treinar muito para o papel. “Mas eu tive uma quantidade incrível de ajuda, com uma equipe de dublês. No começo, eles passaram comigo por todos os estilos de artes marciais e eu meio que tentei escolher o que era melhor para o personagem.” O ator passa boa parte da trama correndo. “Eu só não esperava ter que correr por toda Praga”, brincou Gosling.

O QG de “Agente oculto” foi em Cleveland, nos EUA, cidade natal dos Russo, mas houve filmagens em outros lugares, com destaque para a República Tcheca. “Para a sequência de Praga, utilizamos uma grande parte da cidade. Apenas para dar o exemplo de como foi difícil, a cena em que o personagem de Ryan entra em um bonde e a agente interpretada pela Ana o está o perseguindo em um carro. E há outros mercenários ao redor. Para filmar essa sequência, usamos bondes reais de Praga”, comentou Anthony Russo.

Como “Agente oculto” tem vários livros, é óbvio que os Russo não entraram no projeto para somente um filme. A ideia é ter outros, confirmou Anthony. “Parte da nossa motivação em trabalhar com um elenco como este, que pode interpretar tantos personagens interessantes, era a vontade de criar uma espécie de universo. Então, sim, espero que haja mais histórias para contar sobre o personagem.”

“AGENTE OCULTO”
Direção: Joe e Anthony Russo. Com Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas e Wagner Moura. O filme estreia nesta sexta (22/7), na Netflix.