Jornal Estado de Minas

LUTO

'Não tenho medo da morte': relembre entrevista de Jô Soares

‘Você tem medo da vida?’ Essa foi a pergunta feita por um telespectador do programa "#Provoca", da TV Cultura, ao apresentador Jô Soares. Ele não titubeia e responde: “não!”. A entrevista foi comandada por Marcelo Tas, em novembro de 2020. Jô morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8) aos 84 anos.





“Eu não tenho medo da morte. Eu tenho medo, sempre tive, aliás, é de ficar improdutivo. Agora, de morrer? Já vivi 82 anos. Só espero morrer assim ‘pá’, acabou, gastou, apagou o gaslight”, disse, em referência à peça "À meia luz: gaslight", que dirigiu naquele ano. A obra tratava de masculinidade tóxica. 


Em seguida, Tas pergunta se Jô tem medo da velhice. Com muito bom humor, ele diz: “Eu fiquei com medo de ficar velho quando passei dos 40. Aos 80, já estou acostumado”. O Ex-CQC pergunta ao Gordo o que ele espera deixar de legado quando morresse. Jô responde de pronto: “Alegria”.


Ele também queria transparecer esperança e contribuir para a melhoria na vida de algumas pessoas. “Mas principalmente não ter feito mal a ninguém. Isso que eu acho que é importante para a vida de cada um. Eu vou viver e não vou fazer mal a ninguém. Acho que o inferno são essas pessoas que fazem o maltrato de milhões de pessoas”, apontou.





Para encerrar a sabatina, Marcelo Tas questiona Jô o que é a vida. Ele diz que não sabe, mas que ela precisa ser vivida. E faz um comentário sobre o suicídio. “Sou fundamentalmente contra. É a ausência total de humor. O cara que ainda tem um pouquinho de humor não se mata. Você se imagina ajoelhado com a cabeça dentro do forno? Você começa a rir e levante. Eu acho que você não tem o direito de escolher o momento em que você vai morrer”, finalizou.



Leia também: ‘A vida continua’: internet relembra vídeo de Jô Soares falando do filho

Morte aos 84 anos

Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8), em São Paulo. Ele estava internado desde o fim de julho, em decorrência de uma pneumonia. O funeral é restrito para a família e amigos próximos.


Jô foi humorista, apresentador, diretor, ator e escritor. Até 2016, apresentava, de segunda a sexta, o talk show "Programa do Jô".