Nesta sexta-feira (5/8), completaram-se seis anos sem Vander Lee. O cantor e compositor mineiro será homenageado neste domingo (7/8) pela Orquestra Ouro Preto, que receberá, no Sesc Palladium, Laura e Marcos Catarina, filha e irmão do autor das canções românticas e dos sambas que encantaram o Brasil.
Leia Mais
Thiaguinho abre lote extra para o show deste sábado (6/8), em BHDon e Juan comemoram volta ao palco após 'jejum' imposto pela pandemiaShows de Chico Buarque em BH têm ingressos à venda a partir de sábado (6/8)Boogarins promete "acelerar" no MecaInhotim com hits do Clube da EsquinaBailarina mineira dá mais um passo rumo ao sonho de ser estrela em ParisDurante a pandemia, foi feita uma homenagem a Vander Lee, gravada na Serra da Piedade, lembra o maestro da Orquestra Ouro Preto. Laura Catarina diz que o repertório on-line recebeu a aprovação do público e agora chegou a vez de receber o calor da plateia.
Veja o making of do tributo a Vander Lee gravado na Serra da Piedade:
Nesta sexta-feira, o compositor foi homenageado na Assembleia Legislativa. "Gravei um disco em homenagem ao meu pai a ser lançado este ano", conta Laura.
De acordo com ela, "No balanço do balaio" é um marco da obra do compositor. "É um disco muito legal, que traz várias faces da música do Vander Lee, vários ritmos e o suingue brasileiro. Com a orquestra, então, ficou muito lindo. Os arranjos estão maravilhosos", afirma.
"Ícone montanhês"
Toffolo diz que a morte de Vander Lee foi uma grande perda para a música mineira. A homenagem da Orquestra Ouro Preto, segundo ele, "se insere nos tributos a ícones do cancioneiro montanhês, como Milton Nascimento e a banda Pato Fu".
"Eu me identifico bastante com Vander Lee. O 'Balanço do balaio' é uma ode a Belo Horizonte. Ele canta a capital mineira de uma maneira tão completa, falando do campo de futebol, do shopping center, do bar da esquina, do jogo de truco. Tem tudo", comenta o maestro. "Feliz desta cidade, que tem não só o Clube da Esquina, mas também o Vander Lee."
Além disso, a nova roupagem dada pela Orquestra Ouro Preto ao trabalho do compositor é uma forma de apresentar a obra dele às novas gerações, acrescenta Laura Catarina.
ORQUESTRA OURO PRETO
Homenagem a Vander Lee. Com Marcos Catarina e Laura Catarina. Domingo (7/8), às 11h. Grande Teatro do Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria