Jornal Estado de Minas

AUDIOVISUAL

Barão Vermelho repassa seus 40 anos de estrada em série de quatro capítulos


Quarenta anos é um marco e tanto para uma banda. Tanto que o Barão Vermelho comemora a data com uma série documental, um álbum e três EPs gravados ao vivo no Rio de Janeiro, em dois shows realizados em junho. Com estreia neste sábado (13/8), no canal BIS, “Barão 40”, em quatro episódios, traz diferentes formatos.





Da formação inicial, com Guto Goffi (bateria), Maurício Barros (teclados), Roberto Frejat (guitarra), Dé (baixo) e Cazuza (voz, o último a entrar, por sugestão de Léo Jaime), o Barão conta hoje somente com os dois primeiros. Em 2022, o quarteto se completa com Fernando Magalhães (guitarra e violão) e Rodrigo Suricato (voz), que substituiu Frejat a partir de 2017. Para o especial, a banda conta com o reforço de Márcio Alencar no baixo.   

Dirigida por Rodrigo Pinto, a produção é dividida em quatro episódios temáticos: “Acústico”, “Clássicos”, “Blues & baladas” e “Sucessos”. Além dos novos registros de velhas canções, a série reúne depoimentos dos integrantes e momentos da banda ao longo de quatro décadas. 

Convidados

O primeiro dos episódios, em formato acústico, traz versões diferentes de canções como "Enquanto ela não chegar" e "Bete Balanço", além dos convidados Chico César (em "Por você", também reforçada pelo sanfoneiro Marcelo Caldi) e Samuel Rosa (em "Maior abandonado"). 

Vale lembrar que na década de 1990 o Barão chegou a participar da série "Unplugged", da MTV, mas o disco acabou não sendo lançado. O episódio seguinte, “Clássicos”, inclui “O poeta está vivo”, “A solidão te engole vivo”, “Tão longe de tudo” e “Por que a gente é assim?”.





Dando sequência ao projeto, será exibido em 27 deste mês o episódio dedicado ao blues e às baladas, que destaca "Guarda essa canção" (Dulce Quental/Frejat) e "Down em mim" (Cazuza). Esse material conta ainda com uma música de Suricato, “Um dia igual ao outro”.

Encerrando a temporada comemorativa, a série termina em 3 de setembro, com o episódio “Sucessos”. A gravação contou com presenças ilustres. Quando canta “O tempo não para”, Suricato chama a atenção da plateia para a presença de Lucinha Araújo, a mãe de Cazuza. E já em “Pro dia nascer feliz”, Frejat surge para dividir uma das maiores canções do Barão com sua ex-banda.  

“BARÃO 40”
Série musical em quatro episódios. Estreia neste sábado (13/8), às 23h, no canal BIS. Os demais episódios serão exibidos nos sábados subsequentes, sempre às 23h. No dia de cada exibição, serão lançadas EPs com as canções de cada episódio nas plataformas digitais