Jornal Estado de Minas

CENSURA

Final de "Minions 2: a origem de Gru" é alterado na China


O que é pequeno, desajeitado, amarelo e promove o Estado de Direito? Um minion, pelo menos de acordo com a versão chinesa do último filme de animação estrelado pelo supervilão Gru e seu exército de ajudantes amarelos. "Minions 2: A origem de Gru" estreou nos cinemas chineses em 19 de agosto. É a quinta produção da série "Meu malvado favorito".





O filme conta a história da juventude de Gru, o supervilão da franquia. Porém, ao contrário das outras versões internacionais, a China continental oferece um final diferente. As sequências da animação foram mantidas inalteradas, mas várias fotos e comentários foram adicionados no final.

No filme original, o mentor de Gru, Will Karnage, é o autor de uma tentativa de assalto e escapa da Justiça após fingir sua morte. Mas na versão exibida na China continental, o personagem é detido pela polícia e condenado a 20 anos de prisão, onde se torna mais sério e decide perseguir "sua paixão por atuar" criando "uma companhia de teatro".
 
Quanto a Gru, ele se torna um pai exemplar e volta "ao caminho certo", segundo o final alternativo, que ignora a realidade dos filmes anteriores da franquia.

Comitê de censura

Para serem exibidas na China, obras audiovisuais chinesas e estrangeiras devem passar por um comitê de censura. Portanto, não é a primeira vez que um filme estrangeiro é modificado para se adequar ao que as autoridades do país apresentam como valores "saudáveis".





No início do ano, o filme de David Fincher "Clube da Luta" (1999), com Brad Pitt e Edward Norton, também foi modificado para exibição na plataforma chinesa Tencent Video.
 
O retorno da série americana "Friends" à China em uma plataforma de streaming, em fevereiro, também causou incompreensão dos espectadores, que notaram que os diálogos referentes à homossexualidade de uma personagem foram removidos.

Não ficou claro se o final de "Minions 2" na China continental foi alterado a pedido dos censores ou da produção.